7.1.19

MATEUS 4,12-17.23-25 - JESUS ENSINA E CURA NA GALILEIA : REFLEXÃO DE ANINHA





Os acontecimentos inesperados em nossas vidas podem nos levar a empreender, a  realizar novas atitudes até então não pensadas e a nossa fé em Deus nos faz buscá-lo em oração para que nos ajude a seguir em frente, tendo sempre em mente o que São Paulo nos diz ‘que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam...’ - Rm 8,28.

Jesus nos disse que mesmo sendo justos, teríamos tribulações – Jo 16,33 e as temos... Os tempos difíceis, em que nos parece, as dificuldades se multiplicam e dificultam o nosso cotidiano - tirando-nos da zona de conforto, devemos estar atentos e vigilantes para combater tudo isso... Além da nossa fé, tenhamos em Jesus Cristo a nossa luz para irmos trilhando, passo a passo o tempo difícil que por ventura, estamos a vivenciar...

João Batista foi a voz que clamou no deserto e aplainou o caminho a ser percorrido por Jesus, e Jesus, ao saber da prisão de João Batista, saiu de Nazaré , voltou para a Galileia e foi morar em Cafarnaum onde iniciou a sua pregação, exortando à conversão - porque o Reino de Deus está próximo, revelando-lhes e a nós sua natureza divina, ensinando  e curando os galileus pagãos, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e ­­Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 
                                 


Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo”. Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava. Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e da região além do Jordão. Mateus 4,12-17.23.25.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sois bom e compassivo para conosco – Sl 103,13 e por nos amar, enviou-nos Jesus - Jo 3,16 que em tudo fez a vossa vontade em palavras e em gestos concretos, salvando, libertando, curando as enfermidades de todos aqueles que iam ao seu encontro. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo ilumina-nos Pai e converte o nosso coração para agirmos solidariamente em gestos, palavras e ações e convertidos, possamos iluminar também e irradiar o vosso amor aos irmãos para que como nós, possam viver dignamente sob a luz de Cristo ! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós, para que iluminados pela palavra e pela luz de Cristo, possamos ser justos e santos diante do Pai e diante dos homens, amém!

Brasília-DF., 07 de janeiro de 2019
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário