22.1.19

MARCOS 2,23-28 - AS ESPIGAS ARRANCADAS : REFLEXÃO DE ANINHA




Nosso Deus e Pai nos concede dons, para que, com caridade, os coloquemos à serviço do próximo e aliado ao conhecimento que alcançamos a respeito do que estamos exercendo, poderemos favorecer, ampliar o horizonte de entendimento das pessoas sobre determinado tema, objeto de discussões...

Jesus nos ensina a importância relevante do conteúdo de conhecimento que temos e dispomos, quanto à vivência e ao ensino da Palavra diante daqueles que contestavam seu jeito de ser e de fazer o bem para as pessoas, provavelmente, levando-os à reflexão para repensar o que até então, consideravam ser, politicamente correto...
                                              


'Jesus estava passando por uns campos de trigo em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.' Marcos 2.23-28.

Diz-nos a Igreja que ‘O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca profana a santidade desse dia – Mc 1,21; Jo 9,16. Dá-nos com autoridade a sua autêntica interpretação: “O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” – Mc 2,27. Movido por compaixão, Cristo se permite no “dia de sábado fazer o bem de preferência ao mal, salvar uma vida de preferência a matar – Mc 3,3. O sábado é o dia do Senhor das misericórdias e da honra de Deus – Mt 12,5; Jo 7,23. “O Filho do Homem é senhor até do sábado” – Mc 2,28.’ CIC 2173.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela a vossa vontade e o vosso amor para conosco, favorecendo-nos nas circunstâncias até então não consideradas corretas pelos fariseus... Graças Pai, porque priorizastes o cuidado e a atenção para conosco, sendo do ‘vosso agrado dar-nos o Reino – Lc 12,32, tornando-nos herdeiros vossos e coerdeiros de Cristo – Rm 8,17’, fazendo-nos assim, merecedores das vossas graças e bênçãos, como filhos e filhas amados do Senhor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, na força de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para compreender, acolher e vivenciar a Palavra e os ensinamentos de Jesus, testemunhando-os em gestos, palavras e ações fraternas e solidárias para com as necessidades dos irmãos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, que levastes Jesus para alegrar o coração de Isabel e sua família, disponibilizando-lhes amor, atenção e serviço, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a imitar vosso gesto de amor, a começar em nossas casas e aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 22 de janeiro de 2019 

          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário