1.1.19

LUCAS 2,16-21 - OS PASTORES VISITAM JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA



A Igreja celebra a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Inspirados no silêncio contemplativo de Maria, adoramos o Mistério de Deus encarnado entre nós. Neste dia mundial da Paz, fazemos comunhão com todas as pessoas e os grupos que estão engajados na construção de uma cultura de paz e superação dos conflitos. Liturgia

Compartilhar, comunicar, aos familiares a chegada de um bebê, é sempre motivo de grande alegria e júbilo para todos nós...

Conta-nos Lucas que Jesus nasceu fora da cidade de origem de seus pais... Assim, Maria e José, longe de seus familiares, aparentemente sem conhecerem as pessoas do lugar onde se encontravam - a Belém de Judá, em cumprimento e obediência a lei dos homens, possivelmente não teriam a quem comunicar o nascimento de Jesus...

Se nós simples mortais, alegramo-nos com o nascimento de um ente querido, muito mais Deus-Pai nosso Criador, com os Anjos no céu e assim aconteceu, em Belém...

Havia uns pastores que estavam nos campos vigiando a seu rebanho e o Anjo do Senhor lhes apareceu e a glória do Senhor envolveu-os de luz e o Anjo lhes anuncia uma grande alegria, que será para todo o povo, dizendo-lhes: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor – Lc 2,8-15! E os pastores, obedientes ao anúncio do Anjo foram ver o que estava acontecendo, como nos narra o mesmo Lucas no evangelho de hoje:
                                                


'Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido'. Lucas 2,16-21!

Diz-nos a Igreja que ‘Jesus nasceu na humildade de um estábulo, em uma família pobre – Lc 2,6-7, as primeiras testemunhas do evento são simples pastores. É nesta pobreza que se manifesta a glória do Céu – Lc 1,8-20. A Igreja não se cansa de cantar a glória dessa noite: “Hoje a Virgem traz ao mundo o Eterno. E a terra oferece uma gruta ao Inacessível. Os anjos e os pastores o louvam. E os magos caminham com a estrela. Pois vós nascestes por nós, Menino, Deus eterno!” CIC 525.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e entendimento para acolher com alegria os vossos ensinamentos, vivenciando-nos, testemunhando-os e anunciando-os em todas as circunstâncias de nossas vidas! Ajuda-nos Pai, a sermos contemplativos na oração e pratiquemos amiúde a caridade para com os mais necessitados, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a vivermos diariamente louvando com alegria e reconhecendo a força da presença amorosa do Senhor’ em nossas vidas, na vida dos nossos queridos e na vida de todos aqueles que se sentem gratos pelo seu ‘sim’ que nos trouxe Jesus, nosso Salvador! Amém!

Amado, Amada de Deus-Pai Criador: “O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” Nm 6,22-27. Amém!

           FELIZ 2019!

 Brasília-DF., 1º de janeiro!
    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário