30.1.19

MARCOS 4,1-20 - PARÁBOLA DO SEMEADOR : REFLEXÃO DE ANINHA





No cotidiano de nossas vidas estamos sempre atentos às escolhas que fazemos, levando em consideração a conduta das pessoas que se aproximam de nós... Algumas vezes poderemos deparar com pessoas das quais queremos uma informação ou mesmo algo concreto que sabemos elas os têm, mas recebemos um ‘não’, sem nenhuma justificativa e isso pode nos entristecer, mas também pode nos engrandecer em jamais fazer isso ao próximo...

Jesus nesta parábola, 'resume todo o seu ministério e relata todas as respostas possíveis a ele'! 'Somos chamados a nos qualificar para que a palavra de Deus semeada produza em nós frutos'! Hoje, o ensinamento de Jesus nos permite ponderar, fazer uma avaliação, ou questionamento do quanto o amamos e o acolhemos...

'Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: “Escutai! O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os doze, perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: “A vós foi dado o mistério do reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem, mas não enxerguem, escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
                                              


E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo desistem. Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra, mas, quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra e ela não produz fruto. Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.' Marcos 4,1-20.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a ouvirmos e acolhermos a palavra de coração aberto e receptivo a fim de nos ‘tornarmos terreno bom e fecundo para frutificar em boas obras e assim Pai, darmos glória a vós’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo, ‘tornando-nos constantes na escuta de vossa Palavra, para que nem a perseguição e nem a tentação, consigam arrancá-la de nossos corações’. Ajuda-nos, ó Pai, e livra-nos da ‘excessiva preocupação e apego às coisas terrenas, para que a vossa mensagem possa enraizar-se em nós e florescer mais e mais abundantemente’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos atentos e prontos para escutar, acolher, vivenciar, anunciar e testemunhar a força do amor de Deus através da sua Palavra que nos transforma, edifica, converte, amém!

Brasília-DF., 30 de janeiro de 2019
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário