Jesus nesta parábola, 'resume todo o seu ministério e relata todas as respostas possíveis a ele'! 'Somos chamados a nos qualificar para que a palavra de Deus semeada produza em nós frutos'! Hoje, o ensinamento de Jesus nos permite ponderar, fazer uma avaliação, ou questionamento do quanto o amamos e o acolhemos...
'Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: “Escutai! O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os doze, perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: “A vós foi dado o mistério do reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem, mas não enxerguem, escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo desistem. Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra, mas, quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra e ela não produz fruto. Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.' Marcos 4,1-20.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a ouvirmos e acolhermos a palavra de coração aberto e receptivo a fim de nos ‘tornarmos terreno bom e fecundo para frutificar em boas obras e assim Pai, darmos glória a vós’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo, ‘tornando-nos constantes na escuta de vossa Palavra, para que nem a perseguição e nem a tentação, consigam arrancá-la de nossos corações’. Ajuda-nos, ó Pai, e livra-nos da ‘excessiva preocupação e apego às coisas terrenas, para que a vossa mensagem possa enraizar-se em nós e florescer mais e mais abundantemente’. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos atentos e prontos para escutar, acolher, vivenciar, anunciar e testemunhar a força do amor de Deus através da sua Palavra que nos transforma, edifica, converte, amém!
Brasília-DF., 30 de janeiro de 2019
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário