19.1.19

MARCOS 2,13-17 - VOCAÇÃO DE LEVI. À MESA COM OS PECADORES : REFLEXÃO DE ANINHA






Pela fé que temos em Deus, herdada de nossos pais e que passamos para os nossos filhos – Sl 78,3-6, não vimos Jesus, não vimos os seus milagres, mas acreditamos, confiamos, esperamos, alegramo-nos com ele e por ele e somos felizes, Nele – Jo 20,29, porque segundo a sua promessa Ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20, e assim caminha o povo de Deus, seguindo seu Filho Jesus – Jo 14,6!

A presença de Jesus era sempre bem-vinda, porque ao ensinar, curar, perdoar, libertar as pessoas carentes de fé, de saúde física e espiritual, revela-lhes e a nós, a Boa – Nova do Reino de Deus
 por ser Uno com o Pai – Jo 10,30, e ele mesmo, Jesus,  é intrínseco a esse Reino de Amor!

Os doutores da lei, preocupados com as suas normas, não compreenderam o tempo favorável de Deus, de amor e de misericórdia para com eles ao enviar-lhes Jesus, seu Filho unigênito – Jo 3,16, para curar e salvá-los por inteiro, alma e corpo, desde que nele acreditassem ... Mas, com os olhos, mentes e ouvidos obscurecidos , sentindo-se senhores da verdade, sempre estavam por perto para vigiá-lo e criticá-lo, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. 

                                               

E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. Alguns doutores da lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?” Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.' Marcos 2,13-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘não cessas de realizar a vossa obra de amor em nossas vidas por meio de vosso Filho’ amado, Nosso Senhor Jesus Cristo – Mt 17,5! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para compreender tão grande amor do Senhor para conosco – Sl 136, enviando-nos Jesus para nos resgatar e reconciliar convosco! Ajuda-nos Pai, a estarmos atentos, abertos e receptivos ao chamado de Jesus e como Levi, segui-lo e servi-lo, vivenciando a vossa palavra, testemunhando-a e anunciando-a em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a seguirmos os passos de Jesus e sermos instrumentos de seu amor e de sua alegria a todos, indistintamente! Amém!

Brasília-DF., 19 de janeiro de 2019

           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário