18.1.19

MARCOS 2,1-12 - CURA DE UM PARALÍTICO : REFLEXÃO DE ANINHA






Marcos, hoje, ao nos relatar a cura de um paralítico, nos revela a forma inusitada das pessoas que o transportara para que pudesse ser atendido por Jesus...

Imagino que muitos de nós nas dificuldades com as quais deparamos no nosso dia a dia, também nos servimos de modos inusitados - os mais diversos, para alcançarmos os nossos objetivos e nem todas as vezes, logramos algum êxito...

Os Apóstolos nos deixaram o belo exemplo de viver em comunidade, onde podemos ser suporte um para o outro - At 2,42s. Assim aconteceu com os homens que transportaram o paralítico, foram seu suporte porque acreditaram que seria bom para ele, e, aliada à fé em Jesus demonstrada por eles, fez Jesus, não só curar o corpo, mas a alma do transportado ao perdoar-lhe os seus pecados...

'Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava.
 Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 
                                                



Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: “Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados disse ele ao paralítico: eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.' Marcos 2,1-12. 

Diz-nos a Igreja que ‘Só Deus perdoa os pecados – Mc 2,7. Por ser o Filho de Deus, Jesus diz de si mesmo: “o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados “– Mc 2,10 e exerce esse poder divino: “ teus pecados são perdoados!” Mc 2,5; Lc 7,48. Mais ainda: em virtude de sua autoridade divina, transmite esse poder aos homens – Jo 20,21-23 para que o exerçam em seu nome.’ CIC 1441.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a nossa fé em vós é o antídoto para livrar-nos dos nossos pecados, basta que vos busquemos... Graças Pai, porque nos deixastes ‘os Sacerdotes com o poder de em vosso nome, dar-nos a certeza do perdão de nossos pecados – Jo 20,21-23’, quando então mereceremos adentrar no vosso repouso – Hb 4,1-5.11! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e aumente em nós a fé – Lc 17,5; purifica-nos Senhor pela fé – At 15,9 e ajuda-nos ó Pai com boa consciência, nela perseverar – Gl 5,6; 1Tm 1,18-19 a fim de ‘aprofundarmos nossa fé e adesão a Jesus Cristo, valorizando toda a riqueza de doutrina que a própria Igreja nos proporciona’, amém!

Santa Maria, Cheia de Graça, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós pecadores agora e na hora da nossa morte, amém!


Brasília-DF., 18 de janeiro de 2019
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário