28.1.19

MARCOS 3,22-30 - JESUS E BEELZEBU : REFLEXÃO DE ANINHA






A igreja celebra a Memória de Santo Tomás de Aquino - Presbítero e Doutor da Igreja. Tomás - Itália, 1225-1274, frade dominicano, aprofundando-se nos estudos filosóficos e teológicos, elaborou a síntese do seu pensamento na Suma Teológica, obra que exerceu influência determinante sobre os séculos seguintes. Pessoa amável e amiga dos confrades, dedicou sua vida à oração, à pregação e ao ensino.
Liturgia

A convivência diária com determinada pessoa nos faz conhece-la um pouco mais e vai se formando liames de confiança, de amizade, chegando ao ponto de apenas olharmos um para o outro e já podemos deduzir quanto ao seu estado de humor...

Jesus, escolheu seus apóstolos, os chamou e os ensinou e esse tempo de Jesus junto com eles – após um incidente de origem não compreendida por muitos e que se afastaram de Jesus, fez Jesus perguntar-lhes: “Não quereis também vós partir?” E Simão Pedro respondeu-lhe: “Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus” – Jo 6,67-69.

Os apóstolos de Jesus – exceto um deles que o traiu – Jo 6,70-71, aprenderam a conhecer e amar Jesus, assimilando com seu ensinamento, seu modo e jeito de ser e de agir... Mas, os mestres da Lei, apesar das profecias a respeito de Jesus e dos sinais operados por ele para o bem das pessoas, estavam com os olhos e as mentes velados, os ouvido moucos – como se diz hoje, estavam blindados e não o reconheceram como ‘o enviado e eleito de Deus, consagrado e unido a ele de modo eminente, o Messias – Mt 10,36; 17,19; Mc 1,24s’. 


                                                              



'Naquele tempo, os mestres da lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que satanás pode expulsar a satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado de um pecado eterno”. Jesus falou isso porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.' Marcos 3,22-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo! Graças Pai, porque ‘Cristo se revela como vosso Servo totalmente obediente à vossa vontade. Nisso Ele é vencedor do Diabo: ele “amarrou o homem forte” para retomar-lhe a presa – Mc 3,27 e a vitória de Jesus sobre o tentador no deserto antecipou a vitória da paixão, obediência suprema de seu amor filial a vós, ó Pai!’ CIC 539. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ilumina-nos Senhor, para estarmos sempre conectados em Jesus, porque suas palavras são espírito e são vida e só ele tem palavras de vida eterna! Abre as nossas mentes e os nossos corações para compreendermos a força amorosa do Senhor para conosco! Ajuda-nos Pai a buscarmos Jesus em todas as circunstâncias de nossas vidas, ouvindo sua palavra e os seus ensinamentos – Mt 17,5, vivenciando-os, anunciando-os, testemunhando-os em gestos, palavras e ações aonde quer que nós estejamos!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel que em tudo fez a vontade do Pai, rogai a Deus por nós e pelas famílias... Ajuda-nos Mãe a como Jesus, sermos obedientes ao Senhor nosso Deus e Pai, permanecendo sempre unidos, amando-nos e respeitando mutuamente! Amém!

São Tomás de Aquino, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 28 de janeiro de 2019
           Ana Miranda Bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário