21.1.19

MARCOS 2,18-22 - A QUESTÃO DO JEJUM : REFLEXÃO DE ANINHA






Diz-se que quem obedece erra menos, e a história da nossa salvação nos testemunha que a obediência ao Senhor Deus o agrada porque trata-se de uma atitude humilde nossa, mas que na realidade, é repleta de sabedoria, porque possibilita demonstrar a Ele, o nosso amor, adesão, reverência, respeito, gratidão...

Os Anjos nos revelam isso porque bendizem a Deus como executores poderosos da sua Palavra – Sl 103,19-20. Jesus se dedicava à Missão totalmente, e em um desses dias atendendo multidões como sempre fizera, quando lhe fora sugerido pelos seus discípulos para que se alimentasse, ele lhes respondeu que 'seu alimento é fazer a vontade daquele que o enviou e consumar a sua obra – Jo 4,31-34', agindo sempre, para fazer o que agradava ao Pai - Jo 8,29!

Jesus sempre priorizou a necessidade das pessoas para atendê-las, sem dia, nem hora marcada, e a resposta de Jesus hoje à interpelação dos discípulos de João Batista e dos fariseus quanto ao jejum, nos ensina a termos o 'discernimento adequado' no nosso dia a dia: se o tempo é de festa, de alegria, compartilhemos com os demais, festejemos e alegremo-nos, então...

'Naquele tempo, os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam e os teus discípulos não jejuam?” Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 

                                            


Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí então eles vão jejuar. Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, ­­ porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.' Marcos 2,18-22.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque pela vossa vontade para conosco – divino mistério de amor, Jesus, vosso Filho amado está e estará sempre conosco – Mt 28,20 e nos convida ao seu banquete na Santa Eucaristia – Lc 22,19-20, permanecendo em nós e nós Nele – Jo 6,56-56! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria e entendimento para transformarmos o nosso jejum semanal de sexta-feira como um dia de demonstrarmos o nosso amor a vós pelas renúncias que fizermos, dentre outras, de comer o que gostamos, colocando-as no vosso altar e rogando ao Senhor que vos sejam agradáveis ... Ajuda-nos Pai, a fazermos a vossa vontade e confiantes na vossa graça, no vosso amor e compaixão, purifica-nos a fim de merecermos participar com o Senhor do vosso Banquete Celeste – Mt 8,11; 13,43; 26,29. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos obedientes à vontade do Pai, como a Senhora foi, para sermos considerados, irmão e irmã de Jesus – Mt 12,50, amém!


Santa Inês, Virgem e Mártir - 16 anos, século III - IV em Roma, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 21 de janeiro de 2019
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário