26.1.19

LUCAS 10,1-9 - MISSÃO DOS 72 DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA






Caríssimos, meditamos ontem a conversão de São Paulo que teve a sua vida transformada após o encontro - como Saulo - com Jesus Ressurreto a caminho de Damasco – At 22,3-19 e hoje, a Igreja faz memória de São Timóteo e São Tito - Palestina século 1º, revelando-nos a importância dos mesmos na missão e na vida dele, Paulo.

São Paulo, em sua velhice fora agraciado com o dom de discípulos devotados. Mais cedo em seu apostolado, Paulo teve diferenças graves com alguns daqueles que trabalhavam com ele – tais como Barnabé e Silas – e isto às vezes levou a uma separação entre Paulo e os demais: Paulo tomando um rumo, os discípulos um outro. Mas como idoso, Paulo teve a alegria de formar homens mais jovens no serviço da Igreja, homens pessoalmente dedicados a ele. Os santos Timóteo e Tito, eram dois destes discípulos. Timóteo ficou ao lado de Paulo em sua primeira prisão; Tito o acompanhou em sua viagem a Jerusalém e agiu como mediador entre Paulo e os cristãos de Corinto. Os dois foram ordenados Bispos e deram continuidade à herança teológica de seu mestre.
Liturgia

'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.

                                           



 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.' Lucas 10,1-9.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ao enviar seus novos discípulos em missão como seus embaixadores e portadores da sua paz, bem como para curar os doentes, os ensina a terem um modo de conduta prudente para com as pessoas, aceitando com humildade o que lhes fosse oferecido, anunciando-lhes o Reino de Deus... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para discernir o jeito de ser e de viver das pessoas com as quais temos contato e que professam a mesma fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Ajuda-nos, ó Pai, a como Paulo, escolhermos pessoas que nos apoiem sinceramente bem, e quanto àquelas que até podem nos acolher, mas que não querem, não correspondem à paz que lhes trazemos, mesmo assim, deveremos ser misericordiosos e com elas permanecer, como Jesus adverte aos seus missionários... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel que em tudo fez a vontade do Pai, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a seguirmos e servirmos Jesus, a fim de caminharmos com Ele na mesma direção, rumo à Jerusalém Celeste, amém! 


São Timóteo e São Tito, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 26 de janeiro de 2019
            Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário