25.1.19

MARCOS 16,15-18 - APARIÇÕES DE JESUS RESSUSCITADO : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa da Conversão de São Paulo. Paulo de Tarso – Turquia, século 1º, de perseguidor da Igreja, passa a cristão e apóstolo dos gentios, sendo responsável pela formação de muitas das primeiras comunidades cristãs. Grande escritor do Novo Testamento, é precursor da evangelização por meio de cartas.
Liturgia

A história da conversão de São Paulo me fascina porque ele mesmo nos dá o seu testemunho com detalhes que comprovam quem ele era e no que se transformou após o encontro inesperado com Jesus Ressurreto no caminho para Damasco...

O evangelho de hoje nos revela Jesus ressurreto a conversar com seus apóstolos, enviando-os em missão, exortando-os quanto a necessidade da fé e do batismo para aqueles que quisessem segui-lo ... Jesus também , como prometera à Paulo, enviou Ananias para ir ao seu encontro em Damasco, e Ananias, transmitiu a Paulo os pormenores divinos a respeito do que ele havia visto e ouvido no caminho, batizando-o para a purificação dos seus pecados, e enviando-o como testemunha de Jesus, diante de todos os homens – At 22,3-16.

                                                                  



'Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.' Marcos 16,15-18.

Sobre o Batismo para o perdão dos pecados, diz-nos a Igreja que ‘Nosso Senhor ligou o perdão dos pecados à fé e ao Batismo: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo” – Mc 16,15-16. O Batismo é o primeiro e principal sacramento do perdão dos pecados porque nos une a Cristo morto pelos nossos pecados, ressuscitado para a nossa justificação – Rm 4,25, para que “nós também vivamos vida nova” – Rm 6,4.' CIC 977.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque nos enches de esperança e apesar dos nossos pecados, nos transformas em novas criaturas, pela nossa fé e obras, purificando-nos  pelo Batismo, independente de nosso modo atual de vida para vivermos a vida nova que o Senhor tem reservado para todos que creem, confiam e esperam em vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós a fé vivenciada em Jesus por São Paulo, e como ele, perseveremos no testemunho e anúncio da vossa Palavra, aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte amém!

São Paulo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 25 de janeiro de 2019

           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário