15.1.19

MARCOS 1,21-28 - NA SINAGOGA DE CAFARNAUM : REFLEXÃO DE ANINHA




Sabemos que só poderemos dar o nosso tempo, os nossos dons e bens quando  os possuímos e por graça possamos colocá-los à serviço do próximo...

Na celebração eucarística deste domingo 13, presidida pelo nosso querido e amado Papa Francisco na Capela Sistina em Roma, quando ele batizou 27 belas criancinhas, em sua homilia, dentre outros, disse que cabe aos pais ensinar seus filhos a rezar, bem como, devem também ter conduta e exemplo cristãos, diante delas...

Jesus, aos doze anos de idade já conhecia as escrituras e no Templo, até discutiu com os doutores da lei e todos os que o ouviam ficavam extasiados com sua inteligência e com suas respostas – Lc 2,41s. E, adulto, quando tentado no deserto pelo diabo que o desafiava, provavelmente para conhecer o poder de Jesus, Jesus respondia-lhe segundo a Palavra de Deus e o diabo o deixou – Mt 4,1-11, porque reconheceu que verdadeiramente, Jesus é o Santo de Deus!

Depreende-se portanto, que Jesus Cristo, o Messias enviado de Deus para nos salvar – Jo 3,16, acolheu os ensinamentos de seus pais Maria e José, como nós também os recebemos de nossos pais e os acolhemos... O Papa Francisco ao  exortar os pais das criancinhas que batizou, a ensinarem também a elas como Jesus foi ensinado, nossos filhos terão como fruto, o amor e a graça de Deus-Pai, a fluírem de suas mentes e de seus corações, como fluíram e fluem de Jesus Salvador em autoridade e poder, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei.
                                             



 Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus”. Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade: ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.' Marcos 1,21-28.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a vossa Palavra, os vossos ensinamentos e as ações praticadas por Jesus  inundam a nossa mente e o nosso coração para seguirmos os passos Dele - caminho, verdade e vida que nos conduz à Vós - Jo 14,6. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender que é necessário nos dedicarmos à vivência da vossa Palavra para que em Jesus Cristo, vosso Filho amado, ouvindo a sua Palavra e meditando-a diariamente – Mt 17,5, o nosso fardo seja leve e  Nele descansamos – Mt 11,28, porque Ele nos livra de todo mal. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, nosso modelo, exemplo e Mestra, rogai a Deus por nós Mãe, e ensina-nos a fazer a vontade do Pai, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!


Brasília-DF., 15 de janeiro de 2019
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário