4.2.19

MARCOS 5,1-20 - O POSSESSO DE GERASA : REFLEXÃO DE ANINHA




Caríssimos, penso que regra geral, a coerência de boas atitudes em nosso jeito de ser e de fazer para com as pessoas, pode nos identificar como pessoas do bem...

Convivo com pessoas que dizem acreditar em Deus, mas suas atitudes contradizem aquilo que deveriam testemunhar o que Deus quer e espera de cada um de nós, dentre outros, como o não julgar, sem primeiro saber as ações dos irmãos, e a misericórdia...

Jesus, que tudo sabe e tudo vê – Jo 21,17 no Evangelho de hoje dialoga com o homem possesso... Conheço pessoas que têm sensibilidade espiritual e quando depara com uma pessoa contaminada pelo mal, repelem-na com um ‘Cruz-Credo’ e a evitam... Jesus, no entanto, acolhe e liberta...

'Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes! ” Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem! ” Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 

                                          


Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.’ Marcos 5,1-20.

Diz-nos a Igreja que ‘O advento do Reino de Deus é a derrota do reino de Satanás – Mt 12,26: “Se expulso, no entanto, pelo Espírito de Deus, é porque já chegou até vós o Reino de Deus” – Mt 12,28. Os exorcismos de Jesus libertam homens do domínio dos demônios – Lc 8,26-39. Antecipam a grande vitória de Jesus sobre “o príncipe deste mundo” – Jo 12,31. É pela cruz de Cristo que o Reino de Deus será definitivamente estabelecido: “Regnavit a ligno Deus – Deus reinou do alto do madeiro”.’ CIC 550.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ‘destrói o império de satanás – Mt 12,28; Lc 10,17-19; Jo 12,31s e inaugura o reino messiânico, do qual o Espírito Santo é a promessa distintiva – Is 11,2s; Jl 3,1s’. Graças Pai, porque ‘Jesus comunica esse poder de exorcismo aos seus discípulos – Mt 10,1,8; Lc 13,32’, para nos devolver a integridade física, psíquica-mental, reintegrando-nos ao meio familiar e à comunidade! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na graça de vosso Espírito Santo, aumenta em nós a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, que nos dá vida e vida abundante – Jo 10,10; unge-nos ó Pai, para compreender ‘que pelo caminho particular que o Senhor escolheu para cada um de nós, sempre estás conduzindo-nos à realização de vossa única e grande promessa: a vida eterna em Cristo Jesus’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos sinceros e íntegros de coração, caminhando conosco nas veredas da justiça e da paz de Jesus para sermos sinais do amor de Deus aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 04 de fevereiro de 2019
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário