13.2.19

MARCOS 7,14-23 - O QUE É IMPURO VEM DE DENTRO : REFLEXÃO DE ANINHA





Nossos corações diante dos acontecimentos do nosso dia a dia, pulsam no mesmo ritmo do que pensamos... Coração e mente, para mim, são como almas gêmeas, movimentando-se simultaneamente na situação concreta que estamos a vivenciar, gerenciando hipóteses, criando alternativas para a nossa tomada de decisão... A antiga sabedoria oriental nos sugere que poderemos perder a razão, a sensatez, o equilíbrio, quando estivermos dominados pelas emoções...

Marcos nos narra neste capítulo 7º, o ensinamento de Jesus sobre o puro e o impuro onde ‘o coração é a fonte de onde brota o movimento das paixões’...

'Naquele tempo, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 

                                      



 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem".' Marcos 7,14-23.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a praticarmos a verdade da fé, perscrutando o nosso coração para saber discernir entre o bem e o mal, o que nos convêm ou não nos convêm... Deixou-nos a Regra de Ouro, a chave do amor que abre todos os corações em todos os tempos e assim vivermos harmoniosamente uns com os outros que é, ‘fazermos às pessoas o que queremos que elas nos façam’ – Tb 9,15; Mt 7,12; Lc 6,31! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender que a força do amor que procede do Senhor, ilumina, equilibra a mente, o coração, harmoniza o diálogo... Ajuda-nos Pai, a termos um coração simples, manso e humilde como o coração de Jesus, a fim de iluminarmos as mentes veladas e obscurecidas pela falta de fé, pelo egoísmo, vaidade, para ‘que se deixem encontrar pela vossa bondosa e infinita misericórdia e se abram à conversão’! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a como filhos e filhas do Pai, sermos sinal do seu amor para com as pessoas, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Brasília-DF., 13 de fevereiro de 2019
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário