25.2.19

MARCOS 9,14-29 - O MENINO EPILÉTICO : REFLEXÃO DE ANINHA





Minha mãe Carmem, na década de 50, ficou viúva – sem pensão, nem herança e nos sustentava a mim e meu irmão com o seu trabalho de costureira que aprendeu com a vovó Maria Cebalho, em Cáceres – MT.

Mamãe, mulher de oração, levantava às 4 da manhã e rezava de joelhos... Eu, jovem, não compreendia, apenas aceitava e admirava a sua fé, e hoje, sigo seu exemplo...

A oração me une a Deus, que me faz ser íntima com Ele e ao qual abro a minha alma, o meu coração; derramo toda a minha angústia, tribulações, alegrias, vitórias... Silencio para senti-Lo e ‘Ele invade todo o meu ser, me eleva, me acolhe, me acalma e me faz ser feliz’...

No evangelho de hoje, Jesus ensina aos seus discípulos, o poder da oração... A oração nos fortalece para a luta diária – porque a vida assim o é: uma conquista permanente, quando então, também poderemos ser força, luz, paz, alegria, esperança, amor para os irmãos...

'Naquele tempo, descendo Jesus do monte com Pedro, Tiago e João e chegando perto dos outros discípulos, viram que estavam rodeados por uma grande multidão. Alguns mestres da Lei estavam discutindo com eles. Logo que a multidão viu Jesus, ficou surpresa e correu para saudá-lo. Jesus perguntou aos discípulos: “O que discutis com eles? ” Alguém na multidão respondeu: “Mestre, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar, range os dentes e fica completamente rijo. Eu pedi aos teus discípulos para expulsarem o espírito, mas eles não conseguiram”.
                                             


Jesus disse: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei aqui o menino”. E levaram-lhe o menino. Quando o espírito viu Jesus, sacudiu violentamente o menino, que caiu no chão e começou a rolar e a espumar pela boca. Jesus perguntou ao pai: “Desde quando ele está assim?” O pai respondeu: “Desde criança. E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos”. Jesus disse: “Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé”. O pai do menino disse em alta voz: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Jesus viu que a multidão corria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele”. O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: “Ele morreu!” Mas Jesus pegou a mão do menino, levantou-o e o menino ficou de pé. Depois que Jesus entrou em casa, os discípulos lhe perguntaram a sós: “Por que nós não conseguimos expulsar o espírito? ” Jesus respondeu: “Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração”.' Marcos 9,14-29.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus, vosso Filho amado, que em tudo fez a vossa vontade e por isso vos agradou – Jo 4,34; 8,29, sempre se recolhia para rezar – Mt 14,23; Mc 1,35; Lc 5,16, quando então, fortalecido pelo Senhor, curava os doentes, os libertava do mal, e o próprio Jesus, nos ensina para assim fazermos, também – Lc 21,24s! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e nos dê sabedoria para compreender que assim como, quando estamos na escuridão de um recinto acendemos a lâmpada que ilumina o espaço... Ajuda-nos, ó Pai, como nossa Fonte de Luz Eterna que sois, que a vossa Palavra, seja lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho – Sl 119,105. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós a ajuda-nos Mãe a ficarmos conectados em Jesus pela oração, para que nos tornemos íntimos Dele, sejamos ajudados e fortificados na fé e possamos testemunhar a esperança e o amor, que Ele nos revelou, aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 25 de fevereiro de 2019
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário