26.2.19

MARCOS 9,30-37 - SEGUNDO ANÚNCIO DA PAIXÃO. QUEM É O MAIOR? : REFLEXÃO DE ANINHA




Conheci uma família que o pai faleceu e deixou uma polpuda herança, mas a mãe, como detém 51 por cento dos bens, os filhos vivos em número de cinco se dividiram mais a mãe, em dois grupos de três, respectivamente, e a corda que os une, ora puxa de um lado, ora puxa do outro...

Jesus, em seu segundo anúncio da paixão, morte e ressurreição, suscitou nos seus apóstolos, disputar entre eles, a quem caberia a liderança... Mas eis que Jesus intervém e os ensina que o mais importante é o acolhimento e a abertura,  a docilidade e a simplicidade de coração, como o de uma criança, que nos faz agir amorosamente, sem pretensões egoístas...

Conclui-se, dentre outros, no evangelho de hoje, que os apóstolos não tinham ideia da Ressurreição, quando Jesus estaria com eles por todos os séculos – Mt 28,20, ensinando-os no dia a dia, como também somos ensinados há dois milênios, porque as palavras de Jesus, são palavras de vida eterna – Jo 6,68!

‘Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 

                                                  


Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho? ” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos! ” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.' Marcos 9,30-37.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos enviastes Jesus – Jo 3,16 para nos ensinar a fazer a vossa vontade em acolher os irmãos, porque acolhendo-os, estaremos acolhendo a vós, Pai - MT 17,5! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós a sabedoria, a fim de apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos... Ajuda-nos, ó Pai, a percebermos os vossos sinais nos acontecimentos cotidianos, buscando em vós, o sentido e a condução para agirmos conforme a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a escutarmos Jesus, vivenciando a sua Palavra em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Brasília-DF., 26 de fevereiro de 2019 

              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário