6.2.19

MARCOS 6,1-6 - JESUS REJEITADO EM NAZARÉ : REFLEXÃO DE ANINHA





Vivenciamos no nosso dia a dia com muitas pessoas, mas dentre estas, temos as nossas preferências por afinidade de gostos, de modos de ser, de agir... Jesus escolheu e chamou doze discípulos mas na Transfiguração no monte Tabor - – Mt 17,1-7, estavam presentes Pedro, Tiago e João ... Ontem, quando Jesus foi à casa de Jairo para salvar a filhinha dele, apenas eles, adentraram com Jesus – Mc 5,35-43.

No episódio da Transfiguração, é o próprio Deus quem exorta os Apóstolos, ‘quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra e uma voz que saia da nuvem, disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o!” Mt 17,5. E, na passagem de ontem, acima, quando familiares trazem a notícia que a filhinha de Jairo estaria morta, Jesus o exorta: “Não tenhas medo. Basta ter fé!”

Os Apóstolos acreditaram em Jesus; o ouviam, viam e testemunharam os seus ensinamentos, sinais e milagres... Jairo, ouviu Jesus e confiou ... Porém, os conterrâneos de Jesus, mesmo sabendo dos seus milagres, o desdenharam, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:
                                            


'Naquele tempo: Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: 'De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?' E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares'. E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.' Marcos 6,1-6.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo. Graças Pai, porque Jesus nos ensina que a rejeição de algumas pessoas por nós que por ventura viermos a passar, devemos seguir em frente porque outras nos acolherão e nos aceitarão... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e discernimento para ouvir as pessoas, porque ouvindo-as, compreenderemos seus objetivos e intenções para conosco e assim poderemos usufruir dos bons frutos que elas se propõem a fazer para o nosso bem! Ajuda-nos, ó Pai, ‘para que estejamos sempre atentos ao bem que a vossa Palavra nos exorta a realizar e saibamos reconhecer o rosto de Cristo naqueles com quem ele escolheu se identificar para nos falar’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, que visitas a todos os vossos filhos que invocam a vossa intercessão junto ao Senhor, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a como Jesus e a Senhora, saibamos acolher, ouvir e servir a todos os irmãos, indistintamente, amém!

Brasília-DF., 06 de fevereiro de 2019

           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário