22.2.19

MATEUS 16,13-19 - PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO : REFLEXÃO DE ANINHA






Cátedra é a sede do bispo. Hoje se celebra a Festa da Cátedra de São Pedro, chefe da Igreja de Roma e da Igreja universal. O símbolo da cátedra realça a autoridade e o magistério, missão de pastor e mestre conferida por Cristo a Pedro, princípio e fundamento visível da unidade da Igreja. Os cristãos começaram a honrar a cátedra de Pedro a partir do século IV, e a "Depositio Martyrum" - 354 recorda o "Natale Petri de Cathedra" a 22 de fevereiro." Liturgia 


A nossa convivência amiúde com pessoas, nos possibilita conhecermo-nos melhor, criando liames de amizade sincera e recíproca... A história da nossa salvação assim nos testemunha, tal qual hoje, são as comunidades de fé cristã, assíduas frequentadoras da Igreja...

Jesus escolheu doze apóstolos, chamou-os para segui-lo; ensinou-os a Palavra e a vontade do Pai, enviando-os em missão... Quando do anúncio de sua Paixão, ensinou-os também, dizendo que ele sofreria muito, que seria morto e ressuscitaria – Mc 8,31.

Jesus, compassivo e misericordioso, querendo que seus escolhidos dessem continuidade às suas obras, quis saber, quem deles seria o responsável por tão divina e nobre Missão... À sua pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro, ao revelá-lo como Messias, o fez sob orientação do Pai, assim, como Samuel também o fez, para com Davi – 1Sm 16,13!

'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
                               


Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.' Mateus 16,13-19.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque conheces e sabes tudo e porque nos amas com amor eterno – Sl 139;136, nos enviastes Jesus vosso Filho amado para nos resgatar e nos reconciliar com o Senhor – Jo 3,16; Mt 17,5; Hb 9,15;1Pd 1,18-19! Graças Pai, porque Jesus, a Pedra angular - At 4,11, estende à Pedro tal divindade, confiando-lhe uma autoridade específica, as chaves do reino dos céus e o ‘poder das chaves’ designa a autoridade para governar a vossa casa Pai, que é a Igreja, confirmando este encargo depois de sua ressurreição: “Apascenta minhas ovelhas” – Jo 21, 15-17.CIC 553. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria para compreender que a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo é santa e pecadora, constituída de humanos, não de Anjos, mas aspirando a ser... Que ‘A Igreja é apostólica, porque está construída sobre fundamentos duradouros: “Os doze Apóstolos do Cordeiro” - Ap 21,14; ela é indestrutível - Mt 16,18; é infalivelmente mantida na verdade: Cristo a governa por meio de Pedro e dos demais Apóstolos, presentes em seus sucessores, no Papa e no colégio dos Bispos.’ CIC 869. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e por todos os homens e mulheres, santos e pecadores, que se disponibilizam de boa vontade para servir a Igreja do Senhor, testemunhando-o em palavras e obras, amém!

São Pedro, rogai a Deus por nós pecadores, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 22 de fevereiro de 2019

             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário