12.2.19

MARCOS 7,1-13 - JESUS E AS LEIS DA PUREZA. TRADIÇÕES HUMANAS : REFLEXÃO DE ANINHA




O ordenamento e a posição dos astros no cosmos são perfeitos e seguem em harmonia, ordem, disciplina... Perscrutar os recônditos mistérios do universo nos revelou que este é ‘infinito e encontra-se em expansão...’. Tem vida e isso nos enche de esperança porque nos testemunha que existe um criador, DEUS, para nós que acreditamos, confiamos e esperamos Nele – Sl 131!

Moisés,’ recebeu de Deus, os Dez Mandamentos gravados numa pedra, no Monte Sinai, 1.250 antes de Cristo. A lei escrita dada à Moisés, se fez ouvir novamente sobre a montanha das Bem-Aventuranças - Mt 5,1. Esta palavra não revoga a Lei, mas a cumpre, fornecendo, de modo divino, a interpretação última dela: "Ouvistes também o que foi dito aos antigos... Ora, eu vos digo" - Mt 5,33-34. Com esta mesma autoridade divina Jesus desabona certas “tradições humanas” - Mc 7,8 dos fariseus que “invalidam a Palavra de Deus” – Mc 7,13. CIC 581.

Acolhamos com fé a Palavra que nos salva, narrada por Marcos, porque são palavras de vida eterna-Jo 6,67:

'Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 

                                               



 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois, as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.' Marcos 7,1-13.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, com toda a Igreja nós vos louvamos, nós vos bendizemos, cantando com o salmista: ‘Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Sl 8’. Graças Pai, porque Jesus nos ensina que a prioridade é o amor; que devemos ser autênticos, verdadeiros, sabendo discernir o que vos agrade e assim fazer a vossa vontade sempre, diante de vós e dos irmãos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo infunde em nós honrar-vos com a mente e o coração abertos, sinceros e receptivos à vossa Palavra, aos vossos mandamentos e ensinamentos, vivenciando-os no nosso dia a dia em gestos, palavras e ações agradáveis a vós, ó Pai! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que nos aprofundemos no conhecimento e na prática do Amor, da Palavra e dos Mandamentos do Senhor, sendo coerentes, disciplinados, aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 12 de fevereiro de 2019
           Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário