6.6.19

JOÃO 17,20-26 - JESUS ORA PELA UNIÃO DE TODOS OS QUE CREEM : REFLEXÃO DE ANINHA





No cotidiano de nossas vidas, a coerência na prática de bons gestos, boas atitudes, nos possibilitam acolher e amar, indistintamente, àqueles que acreditam, confiam e esperam em nós...

A regra de ouro – Mt 7,12, ensinada por Jesus em fazermos o bem como queremos que nos façam, no evangelho de hoje ele nos testemunha o seu jeito de ser para com os seus discípulos, e também para conosco – Jo 17,20-21!

A oração de Jesus que estamos meditando nesta semana, ‘ele a proferiu aos discípulos após instituir a Eucaristia – Lc 22,18-19 antes do início de sua Paixão – Jo 18,1’, e assim, alimentar, sustentar e fortalecer a alma e o coração dos seus discípulos na fé, por tudo que eles iriam presenciar e depois, vivenciar...

Jesus que em tudo fez a vontade do Pai – Jo 4,34; 6,38, com a sua oração - denominada Sacerdotal, deixou seu testamento de amor para consolidar, consolar e dar esperança aos seus discípulos, por o terem conhecido e acreditado ser ele Jesus, o enviado do Pai, revelando-lhes segundo sua promessa, de serem eles, discípulos, unos com Ele, como ele é uno com o Pai...
                                              


'Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci e estes também conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles e eu mesmo esteja neles”.' João 17,20-26.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em Jesus Cristo, nosso Senhor – Jo 20,28! Graças Pai, porque Jesus desejou e manifestou que seus ‘discípulos comungassem da mesma unidade e do mesmo amor que existe entre ele e o Senhor’, tal qual as famílias bem consolidadas, que vivem a coerência do amor recíproco! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para compreender que maior que toda perda, sofrimento, tribulação, é 'a vossa glória, que é o quinhão de todos os amados por vós, como o Senhor ama Jesus – Jo 17,2'. Ajuda-nos Pai, a vivenciarmos o vosso amor, testemunhando-o em gestos, palavras e ações de caridade para com os irmãos, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelas famílias, ‘pelo nosso Brasil, para que haja uma maior justiça e valorização da dignidade de todos os brasileiros, por parte de todas as autoridades’, dignamente constituídas, amém! 

São Norberto, Alemanha, 1080-1134, Bispo da Ordem dos Premonstratenses e São Marcelino Champagnat, França, 1789-1840, Fundador do Instituto Irmãos Maristas, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 06 de junho de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário