24.6.19

LUCAS 1,57-66.80 - NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA : REFLEXÃO DE ANINHA


.



A Igreja celebra a Solenidade da Natividade de São João Batista. A data da festa, três meses após a Anunciação e seis antes do Natal, corresponde às indicações de Lucas – Lc 1,39.56-57. Liturgia

Caríssimos, assim como nos preparamos para a realização de um evento muito importante que marque a nossa vida, dentre outros, como o nosso casamento - o nosso enlace matrimonial com a pessoa amada, assim, nosso Deus e Pai, preparou para nós a salvação universal em Cristo Jesus, seu Filho amado – Jo 3,16; Mt 3,16-17; 17,5.

Sabemos que somente a convivência recíproca pode nos proporcionar o conhecimento de quem amamos e a Palavra, nos ensina que João Batista foi, na história da nossa salvação o Precursor de Cristo pela palavra e pela vida – Mc 6,17-29; o maior entre os profetas – Lc 7,26-28 que apontando Jesus para os seus discípulos, disse ser Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – Jo 1,29-36!
                                                             


'Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino? ” De fato, a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.' Mateus 1,57-66.80.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136, enviando-nos João Batista ‘para manifestar a vossa grandeza ao povo de Israel e a de ser uma luz para as nações, para pregar um batismo de conversão, antes que Jesus chegasse – At 13,24’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para compreender, assimilar, que ‘a vida cristã é um dom que o Senhor nos concede e como vocacionados, participemos da vida divina por meio da Redenção operada por Cristo’. Ajuda-nos, Pai, a fazermos a vossa vontade!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a como João Batista, ‘tenhamos coragem e firmeza’ para anunciar, vivenciar e testemunhar Jesus, como nosso Deus e Senhor – Jo 20,28-29. Amém!

São João Batista, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 24 de junho de 2019

    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário