7.6.19

JOÃO 21,15-19 - PROFISSÃO DE AMOR DE PEDRO : REFLEXÃO DE ANINHA




O amor é lindo, todos o dizem... O amor para mim é um querer dar-se de si mesmo ao amado, à amada, dentre outros, como o amor do esposo pela esposa, o amor dos pais pelos seus filhos e em ambos os casos há um sentimento de doação total, de desejar sempre o melhor para aquele, aquela, que se ama...

Temos a verdade bíblica que Deus amou tanto o mundo que nos deu Jesus, seu Filho – Jo 3,16 para nos redimir – Is 53,11-12; Ef 1,7; Cl 1,13-14; e Jesus, correspondendo a esse amor, fez integralmente a vontade do Pai – Jo 4,34;6,38; 8,29! Deixou-nos sua Igreja e seus apóstolos – Mt 16,18; 28,18-20, a fim de dar continuidade ao projeto do Pai, para que também nós, por Cristo, com Cristo, em Cristo, estejamos com Ele, em seu reino de amor, em sua morada eterna – Jo 14,1-3.

Assim sendo, a tríplice pergunta de Jesus à Pedro se ele o amava e a sua tríplice resposta – que sim, seria como um contrato divino e eterno ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, para nos apascentar, reunir, guardar e ensinar o caminho, a verdade e a vida que nos leva ao Pai – Jo 14,6!
                                               


'Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.' João 21,15-19.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nas amas com amor eterno – Sl 136; Jr 31,3! Graças Pai, porque só o amor cuida, educa, constrói, edifica, multiplica o bem, a verdade, e como sois amor, o vosso amor irradia do Senhor para todos os que creem, confiam e esperam em vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo, amor que procede de vós e de Jesus para inundar a nossa mente, o nosso coração para 'crescermos  na intimidade de filhos e filhas convosco, com Jesus e com o Espírito Santo, ó Trindade Santa', a fim de manifestarmos a verdade do vosso amor para conosco e sermos instrumentos, canais do bem, da vossa paz e alegria, aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus, discípula dócil e fiel, ajuda-nos Mãe a levarmos o amor de Deus às pessoas e possamos servi-las, pela graça do Senhor, como a Senhora fez com Isabel – Lc 1,39-56 e nas bodas de Caná – Jo 2,1-12. Amém!


Brasília-DF., 07 de junho de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário