23.6.19

LUCAS 9,18-24 : EU CREIO, NÓS CREMOS! - REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA








'E vós, quem dizeis que eu sou? (Lc 9,20) é a pergunta que Jesus faz ao apóstolo Pedro, dirigida também a nós. Hoje, assim como acontecia naquele tempo, há muitas ideias a respeito de Jesus que não condizem com o Evangelho. Os próprios discípulos foram crescendo no conhecimento de Jesus Cristo, convivendo com ele e ouvindo a sua palavra. De fato, nós conhecemos uma pessoa na medida em que vamos convivendo com ela. A fé em Cristo, manifestada por Pedro, é sempre dom de Deus. É somente por graça de Deus que podemos repetir, de coração, a profissão de fé de Pedro: tu és o Cristo de Deus! Para responder a pergunta de Jesus necessitamos estar animados pelo "espirito de graça e de oração", prometido por Deus, conforme a profecia de Zacarias (Zc 12,10).                                            


Contudo, o dom da fé deve ser colhido num caminho de discipulado. A fé em nossos corações vai se iluminando e fortalecendo ao longo de nossa vida de discípulos de Jesus, que nos chama a segui-lo até o calvário. A fé vai crescendo e amadurecendo na medida em que participamos da comunidade dos discípulos que é a Igreja. Não há como dizer “eu creio” sem dizer, com a Igreja, “nós cremos”! Por isso, conhecemos a Jesus, com a Igreja e através da Igreja.

Após a resposta de Pedro, Jesus fala de sua paixão e morte na cruz, referindo-se também à cruz na vida dos seus discípulos. As palavras dele a respeito da cruz ocupam grande parte da narrativa. Uma das concepções errôneas sobre o Messias muito difundida naquele tempo, era considerá-lo como um rei poderoso à semelhança de tantos outros reis deste mundo, excluindo-se os sofrimentos e a doação da vida. Jesus é o Messias servo que doa a própria vida. Para uma compreensão justa a respeito do Messias, os discípulos deveriam passar pela experiência da cruz e pela acolhida do dom do Espirito Santo. Hoje, há muitos que querem excluir a cruz de Cristo para poder excluí-la da própria vida, esquecendo-se que o Ressuscitado traz em seu corpo glorioso as marcas da paixão. Ao afirmar, com Pedro e a Igreja, que Jesus é “o Cristo de Deus”, é preciso dispor-se a caminhar com ele rumo ao Calvário. E, assim como ele fez, somos chamados a doar a vida pelos irmãos.

Na próxima sexta-feira, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, acontece a manhã de oração pela santificação dos sacerdotes, na Catedral, a partir das 8h, encerrando-se com a missa, às 12h15. No próximo domingo, 30 de junho, estaremos celebrando a solenidade de S. Pedro e S. Paulo, ocasião em que se comemora o Dia do Papa. Na Catedral de Brasília, será celebrada a missa, às 10h30, por Dom Giovanni D’Anièllo, Núncio Apostólico no Brasil. Participe! Reze pelos nossos sacerdotes! Reze pelo Papa Francisco !'


              PALAVRA DO PASTOR
                     EU CREIO, NÓS CREMOS!
                        Dom Sergio da Rocha
                 Cardeal Arcebispo de Brasília-DF.

   Em, 23 de junho de 2019
Ana Pinto de Miranda Bessa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário