19.6.19

MATEUS 6,1-6.16-18 - A ESMOLA. A ORAÇÃO. O JEJUM : REFLEXÃO DE ANINHA





Nosso Deus e Pai é Unidade Trina com o Filho e o Espírito Santo – Símbolo Niceno-Constantinopolitano; é Onisciente, Onipotente e Onipresente – Sl 139 e, como o ar que respiramos, Ele é o todo que nos circunda, abrange, envolve... Constata-se com isso que tudo que empreendermos, realizarmos, em nossas vidas, Ele sabe, Ele vê...

Pedro nos revela - pela graça do Pai para com ele, que Jesus é o Cristo, porque ele é o filho do Deus vivo, sendo-lhe outorgado por Jesus, a responsabilidade de edificar a sua Igreja, cabendo-lhe também as chaves do Reino dos Céus, com poderes de o abrir e fechar – Mt 16,13-20.

Caríssimos, o amor e o cuidado de Jesus para conosco, por vontade do Pai, quando Ressurreto - pelo fato de Pedro, com medo, tê-lo negado três vezes na Paixão – Jo 18,17.25 -26 -, pergunta-lhe três vezes se Pedro o ama e às respostas positivas de Pedro, Pedro diz a Jesus que ele sabe tudo e que Jesus sabe que ele, Pedro o ama, quando Jesus então, lhe confia o encargo de, em seu nome, reger, apascentar as suas ovelhas – Jo 21, edificando assim a Igreja do Senhor!

Portanto, amados do Senhor, se até mesmo os nossos cabelos foram todos contados - Mt 10,30, verdadeiramente, nada passa despercebido pelo nosso Deus e Pai, como nos ensina Jesus no Evangelho de hoje, narrado por Mateus:
                                        


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a prática do jejum, da oração e da esmola – Mt 6,16, ‘são instrumentos para crescermos na santidade, vivenciando-os com humildade e simplicidade de coração, sem ostentação, nem exibicionismo’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para compreender que ao darmos esmola, estamos partilhando um pouco do muito que o Senhor nos dá; quando oramos, nos unimos à vós e na intimidade com o Senhor, podemos – como Ana de Elcana, derramar a nossa alma naquilo que mais queremos e o Senhor vem em nosso auxílio– 1 Sm 1,9s; quando jejuamos, ao renunciarmos a pelo menos uma refeição nos auto engrandece pela capacidade que temos de refrear, dominar a nossa vontade... Ajuda-nos, ó Pai, a perseverarmos nestas práticas que vos agradam, como Jesus hoje nos ensina. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e caminha conosco Mãe, conduzindo-nos no nosso dia a dia para bem fazermos o que agrada ao Pai e sermos merecedores da recompensa que ele tem reservado a todos àqueles que fazem a sua vontade, amém!

Brasília-DF., 19 de junho de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário