13.6.19

MATEUS 5,20-26 - A NOVA JUSTIÇA É SUPERIOR À ANTIGA : REFLEXÃO DE ANINHA







A Igreja celebra hoje a memória de Santo Antônio de Pádua, Presbítero e Doutor da Igreja. Antônio Fernando de Bulhões e Taveira, é natural de Lisboa. Ordenado sacerdote junto aos cônegos em Coimbra, transferiu-se para a Ordem dos Frades Menores  de São Francisco de Assis, encontrando-se  com ele na Porciúncula, em Assis, em 1221. Liturgia

Caríssimos, sabemos que o fino trato, a docilidade dos nossos bons gestos e atitudes, podem abrir caminho para o acolhimento aos irmãos e sermos bem acolhidos por eles quando então se pode vivenciar uma relação harmoniosa entre nós que os acolhemos e aqueles que nos acolhem...

O respeito, a consideração, a gentileza, a cordialidade que fazemos para com as pessoas, regra geral, têm como resultado, uma boa e desejável reciprocidade a nos unir...

Jesus, ao ensinar seus discípulos para amar os inimigos – Mt 5,44, dentre outros, lhes diz: 'a quem te ferir numa face, oferece a outra... – Lc 6,29', porém, na sua Paixão, quando um guarda lhe bate no rosto, ele não oferece o outro lado, mas porque falou a verdade, ele pergunta ‘por que me bates?’ – Jo 18,19-23. Depreende-se que a pergunta de Jesus ao guarda, revela-nos que em assim fazendo, Jesus poderia estar levando o autor daquele gesto, a refletir sobre seu comportamento e então, ponderar sobre tal agressividade com uma palavra de desculpa, como Ele nos ensina no evangelho de hoje...
                                                           


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.' Mateus 5,20-26.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a acolher, amar, respeitar as pessoas, porque somos irmãos – Mt 23,8; At 1,15, filhos amados do Senhor – Jo 1,12-13; 1Jo 4,10! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito e dai-nos compreender que por vos amar, amemos também os nossos irmãos – 1Jo 4,7! Ajuda-nos, ó Pai, a ‘estarmos bem com os irmãos e quando nos desentendermos com alguém, busquemos a reconciliação – Mt 5,23-24’! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso modelo, exemplo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a vivermos a coerência em amar o Senhor e ao nosso próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-40. Amém!


Santo Antônio de Pádua, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos da promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 13 de junho de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário