17.6.19

MATEUS 5,38-42 - OLHO POR OLHO : REFLEXÃO DE ANINHA



Quando ocorre um desentendimento entre duas pessoas, a sabedoria popular nos diz que ‘quando um não quer, dois não brigam’... E, minha Mamãe Carmem me dizia quando em caso semelhante, ‘não cutucar – não mexer, nem provocar a fera, com vara curta’...

Jesus, nosso Senhor e Mestre, nos ensina o passo a passo de como agir em situações pessoais conflitantes... E, neste evangelho de hoje, depreende-se que as nossas atitudes sábias, inteligentes, equilibradas, em não responder com violência às ofensas ou agressões recebidas, poderão conter o agressor...

Jesus também nos ensina a não ignorar quem nos pede algo e supondo que nada temos no momento para dar àquele que pediu, justifiquemos com caridade sincera que estamos desprevenidos - sem nada para dar, e a pessoa compreenderá e se conformará... Minha família e eu, em casa, na rua, aonde quer que estejamos, somos de dar a quem nos pede – Lc 6,36-38, nem que seja o mínimo possível, e graças a Deus, somos muito recompensados por Ele - nosso Deus e Pai!
                                      


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente! ’ Eu, porém, vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. ' Mateus 5,38-42.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a controlarmos as nossas emoções negativas e assim ‘não daremos a ninguém motivo de escândalo, mas em tudo, nos mostraremos como Ministros de Deus – 2Cor 6,3-4’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, com toda a Igreja vos pedimos: “Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo, e como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a controlarmos ‘o ressentimento, a ira, a vingança, o ódio, para vivenciarmos 
no nosso dia a dia, a alegria de podermos perdoar e sermos perdoados’, ajudar e sermos ajudados... Amém! 

Brasília-DF., 17 de junho de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário