14.6.19

MATEUS 5,27-32 - NÃO COMETER ADULTÉRIO. NÃO REPUDIAR A ESPOSA : REFLEXÃO DE ANINHA





Ontem, a Igreja celebrou a memória de Santo Antônio de Pádua, considerado o ‘santo casamenteiro...’. Uma amiga nos contou que gostaria de se casar e foi à Missa do santo, fazer a experiência de pedir que ele intercedesse por ela, e na mesma missa, ela conheceu um rapaz que hoje é seu esposo; estão casados há mais de 20 anos e têm duas lindas filhas...

A história de Santo Antônio, que se tornou Presbítero e Doutor da Igreja, é muito rica... Uma frase dele, dentre tantas, mas que significa muito, é : ‘Cessem as palavras, falem as ações’, que para mim tem correlação com o evangelho de hoje, na forma de que caminhos estamos percorrendo na vida a dois e que rumo e direção queremos dar para as nossas vidas e para a vida de nossos filhos...
                                             


‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo, todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ir para o inferno. Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. Eu, porém, vos digo, todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.' Mateus 5,27-32.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘Jesus veio restaurar a criação na pureza de sua origem. No sermão da montanha, ele interpreta de maneira rigorosa o vosso plano de amor para a nossa salvação – CIC 2336’, e assim devemos agir, a fim de vivermos a fidelidade para com o nosso cônjuge, assim como o Senhor é fiel para conosco – 1 Cor 10,13! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça de vosso Espírito Santo, livra-nos da tentação, da concupiscência – Tg 1,13-15; 1Tm 6,9, ‘que dá à palavra o sentido de sedução, atrativo para o mal, e sendo concebida, dá à luz o pecado, e o pecado, atingindo o termo, gera a morte’. Ajuda-nos, ó Pai, a sermos íntegros, verdadeiros, amando-nos e respeitando-nos mutuamente, na paz do Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelas famílias, pelas crianças, pelos ‘adolescentes e jovens, para que se experimentem amados por Deus, livres das drogas, da pornografia e de toda ilusão do pecado’. Ajuda-nos Mãe, a caminharmos no bem e na verdade, na direção do amor! Amém!

Brasília-DF., 14 de junho de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário