10.8.19

JOÃO 12,24-26 - MORTE E GLORIFICAÇÃO : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a festa de São Lourenço Diácono, Mártir. Lourenço, insigne diácono da diocese de Roma, selou com o martírio o generoso testemunho de caridade que dava quatro dias após o martírio do Papa Sisto II, de quem era fiel colaborador. Perguntado sobre onde escondia o tesouro da Igreja, mostrou em resposta os pobres dos quais cuidava e que tinha por seu verdadeiro tesouro. Sofreu o martírio da grelha, que suportou valorosamente, durante o reinado de Valeriano – 258.
Liturgia

Caríssimos, no evangelho de hoje, quando Jesus nos revela que quem o serve seu Pai o honrará, me faz lembrar das continhas que Deus faz das nossas boas ações, para nos dignificar como seguidores e servidores de Cristo, honrando-nos como filhos amados – 1Jo 3,1-2 para sua Morada Eterna, que Jesus tem preparado para nós – Jo 14,1-3. E Jesus, ao anunciar a sua glorificação através da morte, revela aos seus discípulos e a nós também, o mistério da ressurreição - com o exemplo do grão de trigo, fundamentado na nossa fidelidade para segui-lo e servi-lo... 

                                          


'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.' João 12,24-26.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que a nossa ressurreição será de modo análogo, semelhante à semente lançada na terra, quando então readquiriremos vida, vida eterna, quando o Senhor nos dará o corpo que nos é apropriado – 1 Cor 15,36.38. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor! 


Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria para compreender, como São Lourenço compreendeu e vivenciou que 'a única vocação que existe na Igreja é a imitação de Cristo... Ajuda-nos ó Pai, a sermos mártires - isto é, testemunhas onde nos encontramos, doando sem restrições nossos dons, nosso amor, nossa vida a vós'. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a fim de ‘nos doarmos no amor para que assim vivendo, morramos com Cristo, como bom grão de trigo – Jo 12,24’, para um mundo melhor! Amém! 

São Lourenço, Diácono e Mártir, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 10 de agosto de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário