8.8.19

MATEUS 16,13-23 - PEDRO EXPRIME SUA FÉ EM JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de São Domingos – Presbítero. Domingos de Guzmán é, com Francisco de Assis, um dos patriarcas da santidade cristã, suscitados pelo Espírito em um tempo de grandes mudanças históricas. Com o surgimento da heresia albigense, dedicou-se com grande zelo à pregação do Evangelho e à defesa da fé no sul da França. Fundou em Tolosa – 1215 a Ordem dos Frades Pregadores – Dominicanos, para continuar este serviço apostólico em toda Igreja. Teve um conhecimento penetrante e sapiencial do mistério de Deus e promoveu, junto com o aprofundamento dos estudos teológicos, a oração popular do rosário. Liturgia

Caríssimos, no cotidiano de nossas vidas, regra geral, precisamos estar atentos e vigilantes ao contexto que vislumbramos, vivenciamos, quando então, através de uma apreciação e análise criteriosa dos fatos nesse contexto no qual estamos inseridos, poderemos chegar a uma conclusão ou - até mesmo em escuta ao Senhor, termos uma inspiração divina, quando então, daremos nossa opinião, ponto de vista, parecer ...

Jesus escolheu e chamou doze discípulos, os ensinou, designou e os enviou em missão; no evangelho de hoje, ao perguntar a eles quem dizem os homens ser o Filho do Homem, Pedro - 
por inspiração divina, firmemente respondeu : ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”, e Jesus acolhe, para em seguida lhes prevenir que sua Missão, seria marcada pela sua paixão, morte e ressurreição, o que escandalizou Pedro e Jesus ‘o corrige, incisivamente’. 
                                              


'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da lei e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”' Mateus 16,13-23.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a aquietarmo-nos, perscrutando o nosso interior quanto à verdade que vós mesmo poderá nos revelar, como a revelou a Pedro, a muitos outros e que poderá também, nos revelar... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria para discernir que a vossa vontade deve prevalecer sobre todos os conceitos e apegos humanos que possam nos impedir de ver, perceber claramente a vossa Verdade em Cristo Jesus – Vida e Caminho, que nos conduzirá ao Senhor – Jo 14,6. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula obediente, dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a escutarmos o Senhor – Mt 17,5 e  'cultivarmos um jeito de ser à altura da condição de filhas e filhos amados do Pai'. Amém!

São Domingos, nossa gratidão eterna pela Oração do Rosário que ‘como um fundo musical’, vamos meditando a vida de Jesus - e a seu exemplo, '
sejamos instrumentos verdadeiros do  amor de Deus no coração do mundo'. Amém! 

Graças eternas aos meus pais Pedro e Carmem e meus padrinhos José e Guilhermina Quidá, que nesta data, em 1946 através do Frei Luiz – Bispo Diocesano, em Cáceres-Mt, fui Batizada e integrada à comunidade cristã e graças a Deus, assim estou! Graças, Senhor meu Deus e Pai!

Brasília-DF., 08 de agosto de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário