6.8.19

LUCAS 9,28b-36 - TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR : REFLEXÃO DE ANINHA






A intimidade com a palavra de Deus nos possibilita estar em paz conosco mesmos e com as pessoas e o mundo, porque aprendemos e acreditamos que não estamos sozinhos; que a nossa vida, não termina quando morremos... A história da nossa salvação desde Gênesis, Abraão, Moisés etc., etc., até o tempo favorável de Deus quando, por nos amar com amor eterno, nos enviou seu próprio Filho, consubstancial e uno com ele – Sl 136; Jo 3,16;10,30, nos testemunham a presença de nosso Deus e Pai em nossas vidas – Mt 28,20!

Caríssimos, Jesus nos revelou que os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai – Mt 13,43 e hoje, no Monte Tabor quando rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante... Conversavam com ele, Moisés e Elias, revestidos de glória – Lc 9,29-31. E Pedro, Tiago e João, como testemunhas oculares deste feliz e eterno evento divino, registraram e nos deixaram para nos dar e encher de esperança e de confiança em nosso Deus e Pai...
                                          

'Naquele tempo, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que estava dizendo. Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!” Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.' Lucas 9,28-36.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque a Igreja nos ensina que ‘pela manifestação da glória do Senhor..., a celebração desde dia traz à luz a dimensão pascal e escatológica da liturgia e de toda a vida cristã... Nela se exprime a teologia da divinização do homem, isto é, o processo de nossa transformação em Cristo até a transfiguração na imagem de Cristo glorioso’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender e acolher a vossa bondade e misericórdia para conosco... Ajuda-nos ó Pai, a ouvir vosso amado Filho e a ‘transfigurarmo-nos na sua imagem, abrindo nossos ouvidos e coração para sempre ouvi-lo’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a abrirmos os nossos ouvidos para escutar Jesus, vivenciando a sua palavra, testemunhando-a e anunciando-a, aonde quer que nós estejamos, amém!


Brasília-DF., 06 de agosto de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário