28.8.19

MATEUS 23,27-32 : SOMOS FILHOS DO AMOR E DA VIDA : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de Santo Agostinho, Bispo e Doutor. Decisivo na vida de Agostinho 354-430, além do influxo da mãe, foi o encontro com o bispo Ambrósio de Milão, de quem recebeu o Batismo. De seu currículo de estudos e de magistério na escola pública, mediante apaixonada busca da verdade, passou ao total seguimento de Cristo... É autor de uma regra monástica que influenciou todas as sucessivas regras do Ocidente cristão. Seus escritos permanecem monumento de extraordinária sabedoria e o qualificam como o maior dos Padres e Doutores da Igreja Latina.
Liturgia

Caríssimos, sabemos que nossa conduta pode nos identificar como uma pessoa verdadeira ou não... Vimos meditando nesta semana acusações e críticas de Jesus contra a hipocrisia e a vaidade dos escribas e dos fariseus, onde ele faz sete maldições contra aqueles e hoje, as duas restantes...

Todo bom pai que ama seus filhos os educa, exorta, encoraja para que se comportem de modo digno de Deus, que nos chama a todos ao seu Reino e à sua glória – 1Ts 2,11-13.

Deus que nos ama com amor eterno – Sl 136, enviou-nos seu Filho – Jo 3,16, que em tudo agradou a Ele, porque fez a sua vontade – Jo 8,29, para que o ouvíssemos e o imitássemos – Mt 17,5. Mas, muitos ainda não compreenderam e por isso não vivenciam o que Jesus veio nos ensinar...

                                                                    



'Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós, por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Completai, pois, a medida de vossos pais! ”' Mateus 23,27-32.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos concedestes ‘dons de amor e de inteligência’ e nos propões o modo de ser que vos agrada para conduzirmos a nossa vida... A decisão é nossa, sobre que caminho queremos seguir! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com todos os irmãos vos pedimos: ‘Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o Bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel do Pai, levai-nos a Jesus e ajuda-nos Mãe a vivenciar a Palavra de Deus, para que produza efeito em todos nós que abraçamos a fé – 1Ts 2,13, e a exemplo de Santo Agostinho, procuremos encontrar Jesus dentro de nós, porque Ele  está conosco, para sempre - Mt 28,20! Amém!

Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Ajuda-nos Santo Agostinho para que  'vejamos Jesus na comunidade cristã – Jo 14,9, edificando-nos uns aos outros como irmãos, filhos amados do Pai – 1Jo 3,1-2'. Amém!


 Brasília-DF., 28 de agosto de 2019
      Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário