1.8.19

MATEUS 13,47-53 - A REDE DE PEIXES : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de Santo Afonso Maria de Ligório. Afonso Maria de Ligório – Nápoles 1696 – Nocera de Pagani, Salerno, lº de agosto de 1787... Bispo de Santa Ágata dos Godos e fundador dos Redentoristas, empenhou-se, com grande zelo, nas missões para o povo; dedicou-se aos pobres e aos doentes... Foi beatificado em 1816, canonizado em 1839 e declarado doutro da Igreja em 1871. É patrono dos confessores e moralistas.’
Liturgia

Caríssimos, quando estudante, na década de 60, tive dificuldade em aprender Matemática e mais tarde, Física; e aquela, me acompanhou até a Faculdade... Nestes dias, mais de 40 anos passados, um colega nosso nos reuniu pelo whats app e pude constatar que tal dificuldade, não era somente minha...

Nossa filha quando pequena, estudava em Jardim da Infância e quanto à matemática, dentre outros, teve como referência bolo de trigo assado em tabuleiro... A professora ensinava figuras geométricas, cortando em triângulos, círculos, etc., de forma lúdica que mais parecia um piquenique em um gramado à sombra de uma árvore... Literalmente, nossa filha é boa em Matemática...

Jesus assim ensinava através de exemplos concretos do nosso cotidiano, e temos meditado suas parábolas nestes dias... Hoje, temos a parábola dos peixes apanhados pela rede e a sua seleção... 

                                           

'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da lei que se torna discípulo do reino dos céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.' Mateus 13,47-53.

Diz-nos a Igreja, dentre outros, que ‘Jesus fala, muitas vezes, da “geena”, do “fogo que não se apaga” – Mt 5,22.29; 13,42.50; Mc 9,43-48, reservado aos que recusam, até o fim de sua vida, crer e converter-se e no qual se pode perder, ao mesmo tempo, a alma e o corpo – Mt 10,28. Jesus anuncia em termos graves que “enviará seus anjos e eles retirarão do seu Reino toda causa do pecado e os que praticam o mal, depois, serão jogados na fornalha de fogo” – Mt 13,41-42, e que pronunciará a condenação: “Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno!” – Mt 25,41. CIC 1034

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a sermos justos, imitando os pais que amam seus filhos e os educam com rigor, para o bem, estendendo tais atitudes de um pai cuidador para nós que nele acreditamos, confiamos e esperamos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e discernimento para ‘aprofundarmos a nossa consciência sobre o vosso chamado’, ouvindo a vossa palavra, vivenciando-a, testemunhando-a e anunciando-a em gestos, palavras e ações aonde quer que nós estejamos. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos justos, tolerantes, misericordiosos com as limitações das pessoas com as quais convivemos, acolhendo-as e ensinando-as amorosamente, amém!

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 1º de julho de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário