14.8.19

MATEUS 18,15-20 - A CORREÇÃO FRATERNA E A ORAÇÃO EM COMUM : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São Maximiliano Maria Kolbe, Presbítero e Mártir. Nascido na Polônia, em 1894, Maximiliano Kolbe ingressou na Ordem dos Franciscanos Menores Conventuais. Grande devoto da Mãe de Deus, fundou o movimento de apostolado mariano “a Milícia de Maria Imaculada”... Deportado pelos nazistas a Auschwitz, assumiu o lugar de um pai de família condenado à morte pelos nazistas num ato de represália pela fuga de um prisioneiro do campo de concentração... Ao canonizá-lo, São João Paulo II o descreveu como “mártir de caridade”. Liturgia

Caríssimos, Jesus no evangelho de ontem, nos fez voltar os nossos olhos para o jeito de ser das crianças e solidificar em nós o cuidado que nosso Deus e Pai tem por cada um nós em nos buscar quando perdidos dele estivermos, e de nós mesmos – Mt 18,1-5.10.12-14; hoje, ele nos ensina sobre a correção fraterna para com os irmãos e a oração em comum...

A narrativa que se segue, ao referir-se ao irmão que não aceita correção, me fez lembrar daqueles que sofrem de depressão – diferenciada, caso a caso, que ao final do século 20, ainda não tinha sido diagnosticada e que pode trazer transtorno de conduta quando então, faz-se necessário o envolvimento de psiquiatra, psicólogo e toda a compreensão e apoio familiar ... Além do tratamento clínico, psicológico, a caridade para com o outro como testemunhou Maximiliano Kolbe que chegou ao extremo do amor, ofertando sua vida para salvar um pai de família, podemos também, contar com a oração perseverante ao Pai e a presença amorosa e consoladora de Jesus, como ele nos promete no evangelho de hoje...
                                                              



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. De novo eu vos digo, se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”.' Mateus 18,15-20.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos exorta a vos buscar em oração, como conforto e esperança diante de situações adversas na conduta de nossos irmãos depressivos, que  regra geral, não têm consciência do que fazem e também não sabem dimensionar as consequências de suas ações que geram dor e sofrimento para si e seus familiares...


Pai Amado, com toda a igreja vos rogamos: ‘Ó Deus, inflamastes São Maximiliano Kolbe, presbítero e mártir, com amor à Virgem Imaculada e lhe destes grande zelo pastoral e dedicação ao próximo. Concedei-nos, por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho até a morte. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e pelas famílias! Ajuda-nos Mãe a compreender melhor a conduta dos irmãos em suas dificuldades, porque ‘errar, todos nós erramos; mas – em uma situação comum , sem o peso de uma depressão profunda, acolher com humildade a correção e o perdão que ela nos traz, só acolhe aquele que ama a Jesus e quer seguir o ensinamento do Mestre’. Amém!


São Maximiliano Maria Kolbe, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!


Brasília-DF., 14 de agosto de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário