27.8.19

MATEUS 23,23-26 - FAZER O QUE DEUS NOS PEDE: REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Memória de Santa Mônica – 331-387: Nasceu em Tagaste, atual Son-Ahras, na Argélia, África. Alcançou a transformação espiritual do filho Agostinho pela oração assídua e confiante e por suas lágrimas. No livro das Confissões é delineada sua figura de mãe cristã e de contemplativa atenta às necessidades dos humildes e dos pobres. O colóquio entre Mônica e Agostinho revela-nos a profundidade de seu espírito todo voltado para a pátria celeste. Morreu em Hóstia, Roma, no ano de 387.
Liturgia

As ações e atitudes dos escribas e fariseus contemporâneos de Jesus se assemelham às de um seguimento político opositor ao atual Presidente do Brasil, com um diferencial: naquele tempo, atingiam pessoas e aqui no Brasil, não só atingem pessoas com a propagação de queimadas criminosas, corrupção exacerbada, mas atingem muito mais o País e no caso dos incêndios na Amazônia, atingem o Planeta como um todo...

Na década de 90, tal seguimento, destruiu plantações de cacau na Bahia – disseminando nas lavouras 'vassoura-de-bruxa', vide Google - para acabar com o poder político dos produtores de cacau e agora estão incendiando a Amazônia por pura maldade, para atrapalhar a Ordem e o Progresso, Plano de Ação do Atual Presidente do Brasil, para melhorar a vida do povo sofrido, carente de tudo...

Jesus nos foi enviado por nosso Deus e Pai, para nos revelar a sua vontade... Manipular, prejudicar, provocar inquietações às pessoas de boa vontade e do bem, deixando de lado os ensinamentos da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade – Mt 23,23, não são agradáveis ao Senhor!                                               


'Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, mestres da 
Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”.' Mateus 23,23-26. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que nossa conduta, nosso modo de ser e de agir, devem estar ‘ordenados ao amor a vós e ao próximo’, estendendo-se ao nosso ‘habitat’, nosso País Brasil, Terra de Santa Cruz...

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender que somos todos membros de um mesmo corpo em Cristo, uno com o Senhor – Rm 12,4-5; Jo 10,30! Ajuda-nos, ó Pai, para que não nos sintamos como donos da verdade, nem sejamos egoístas, hipócritas,  realizando ações maléficas em prejuízo de muitos, mas, amando-nos mutuamente como Jesus nos ama – Jo 13,34. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelo nosso Brasil, pelas famílias, pelos ‘nossos Governantes, a fim de que busquem, antes de tudo, o bem comum’! Caminha conosco Mãe, e ajuda-nos a fazer a vontade do Pai! Amém!

Santa Mônica, ‘modelo para as mães  que oram pela conversão de seus filhos, rogai pelas mães 
aflitas que sofrem com o afastamento da fé por parte de seus filhos, para que possam alcançar a graça que tanto desejam’. Amém!

Brasília-DF., 27 de agosto de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário