31.10.19

LUCAS 13,31-35 - SOB AS ASAS DIVINAS : REFLEXÃO DE ANINHA





Caríssimos, sabemos que Jesus para nos ajudar e tornar compreensível seus ensinamentos, serve-se de coisas concretas do nosso dia a dia... Terça-feira passada, com o exemplo do grão de mostarda e o fermento, exemplificou-nos como ocorre o crescimento do Reino de Deus, e hoje, ao ser informado que Herodes quer matá-lo, dá-lhe o nome de 'raposa' – que significa: 'predador natural de pintinhos'; e, ao lamentar o não acolhimento de Jerusalém à sua pessoa, como sendo o Messias esperado – Lc 7,18-23, compara seus habitantes com a fragilidade dos pintinhos e ele, se compara com a ‘galinha’, que com suas asas, acolhe, protege os pequeninos...
                                       

           
'Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.’ Lucas 13,31-35.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e assim como Davi, cantou as vossas maravilhas sobre a proteção divina concedida ao justo, acolhendo-o sob as vossas asas – Sl 91, Jesus, uno convosco – Jo 10,30, quis fazê-lo também com os habitantes de Jerusalém de sua época – Lc 13,34! Graças Pai, porque no tempo presente quando necessitamos de socorro, Jesus vem em nosso auxílio - especialmente a mim, e a minha família, por mim aqui testemunhado... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espirito Santo e dai-nos compreender que Jesus nos quer bem próximos dele, para nos acolher, amparar, proteger, guiar, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida - por vós enviado, para nos conduzir a vós, à vossa Morada Eterna – Jo 14,6.1-3, e podermos proclamar com alegria, hoje e sempre: 'Bendito aquele que vem em nome do Senhor'! Amém!

Santa Maria, Mãe e Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a estarmos com nosso coração e mente sempre abertos e receptivos para acolher Jesus, refugiando-nos debaixo de suas asas, amém!

Brasília-DF., 31 de outubro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

30.10.19

LUCAS 13,22-30 - A PORTA ESTREITA : REFLEXÃO DE ANINHA





Caríssimos, sabemos que só temos o agora presente, e Jesus nos chama diariamente para 'compreender a força de sua missão' e  nos converter... A decisão é nossa quanto a crer, confiar, esperar nele para segui-lo, servi-lo segundo a sua vontade, e sermos salvos!

Jesus, no evangelho de hoje, quando alguém lhe pergunta se serão poucos os que se salvam, ele nos mostra que a prontidão, a vigilância - Mt 24,37s; Mc 13,33s; a disciplina, a fidelidade aos valores do Evangelho, são imprescindíveis, para que 'tenhamos luz na consciência, que nos dê a clarividência necessária para o caminho que queremos seguir', agindo segundo a justiça para com todos, sem a qual, não seremos admitidos em seu Reino...
                                           


'Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.' Lucas 13,22-30

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos interpela para que sejamos coerentes e justos na vivência e no testemunho do Evangelho, não só com palavras, mas com boas ações, e mesmo em meio às dificuldades que possamos ter, perseveremos no caminho da porta estreita, porque adentrando-a, participaremos do banquete celeste no vosso Reino de Amor. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender que ‘pelo Evangelho o Senhor nos chama a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo’! Ajuda-nos, ó Pai, ‘para que possamos reconhecer os sinais dos tempos, empenhando-nos no anúncio do Evangelho, para que o mundo creia e viva’! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas famílias, para que os pais possam transmitir aos seus filhos o dom da fé e ser um testemunho para eles de vivência cristã’, amém!

Brasília-DF., 30 de outubro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

29.10.19

LUCAS 13,18-21 - O GRÃO MIÚDO E O FERMENTO DISCRETO : REFLEXÃO DE ANINHA





Quando crianças, nosso porto seguro são os nossos pais, a nossa família, e quando adultos, como cristãos, nossa segurança é o Senhor, e, ao estar com ele, somos fortalecidos na fé e na esperança, porque ele está em tudo e em todos – Sl 139 e mesmo nas tribulações, ele nos ajuda a vencê-las – Jo 16,33!

Diante de um mundo onde a maldade de pessoas continua acontecendo, nos consola e conforta a Palavra de Jesus: ‘que haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrependa do que noventa e nove justos que não precisam de arrependimento – Lc 15,4-7’. Portanto, a bondade é maior... Glória a Deus! Assim sendo - como no evangelho de hoje, se a semente de mostarda cresce e torna-se uma grande árvore e o fermento faz a massa crescer, e ambos, o fazem no silêncio de si mesmos, estas, devem ser as nossas ações em Cristo, que contribuirão para que o Reino de Deus continue a acontecer até os nossos dias e para sempre... 

                                           



'Naquele tempo, Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.' Lucas 13,18-21

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que cada um de nós é coparticipante com ele e convosco para contribuir de forma silenciosa, discreta, coerente, tranquila, porque a vossa graça está acontecendo misteriosamente em cada filho, em cada filha ‘de maneira escondida como a semente de mostarda – Lc 13,18-19, como a porção de fermento na massa – Lc 13,21, e que o êxito final é vosso’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós, e dai-nos compreender que a Igreja é vossa em Cristo Jesus, e o mal não poderá vencê-la – Mt 16,18! Ajuda-nos, ó Pai, ‘para que todos nós, cristãos, sejamos, cada dia, mais conscientes de que pelo nosso testemunho de fé e caridade, somos como fermento na vossa Igreja’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas nossas famílias ... Ajuda-nos, ó Mãe, a permanecermos fiéis e perseverantes na fé em nosso Deus e Pai e em Jesus Cristo, seu Filho amado – Mt 17,5, nosso Deus e Senhor- Jo 20,28! Amém!

Brasília-DF., 29 de outubro de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

28.10.19

LUCAS 6,12-19 : APÓSTOLOS DE JESUS - REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa dos Santos Simão e Judas Tadeu - Apóstolos. Simão e Judas Tadeu - Palestina, século 1º, são discípulos de Jesus sobre os quais pouco se sabe. Simão é chamado zelota ou cananeu pelos evangelistas, como forma de distingui-lo de Pedro. Judas, a princípio rejeitado por ser confundido com o traidor, tornou-se um dos santos mais populares, venerado como padroeiro das causas desesperadas.' Liturgia

Caríssimos, coerente e sabiamente abençoada é a história da nossa salvação, onde Deus ao criar o homem e a mulher, fê-los segundo a sua imagem e semelhança, colocando-os no seu Paraíso para estar com eles...

Verdadeiramente, conhecemos, relativamente uma pessoa, convivendo amiúde com ela, quando então, poderá ser vislumbrada o grau de fidelidade daquela para conosco e vice-versa... E, como em tudo existem limites e regras para o bem comum, nosso Deus e Pai fez apenas uma restrição para as suas primeiras criaturas, mas estas, não a respeitaram – Gn 3!

No tempo favorável, Deus enviou-nos seu próprio Filho – Jo 3,16 para nos reintegrar junto dele; Jesus orou ao Pai, e chamou, dentre os discípulos instruídos, doze deles e os enviou em missão...; e, de modo mais abrangente, para dar continuidade ao seu projeto de salvação, instituiu a sua própria Igreja – Mt 16,18! 

                               




'Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.' Lucas 6,12-19

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a vos buscar na oração, em toda e qualquer situação de nossas vidas... Graças Pai, porque o Senhor ao nos conceder diversidade de dons, o Senhor ‘nos chama, para sermos “concidadãos dos Santos e membros da vossa família, edificados sobre... os Apóstolos” – Ef 2,19-20, para anunciar e testemunhar ao mundo o vosso projeto de salvação! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que, pela pregação dos Apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso Evangelho, concedei, pelas preces de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor novos fiéis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a como tijolinhos de Cristo - ligados nele, ‘edifiquemos a sua Igreja, imagem do Reino dos Céus, edificando-nos na caridade e brilhando como luzeiros no mundo – Fl 2,15; Mt 5,14’! Amém!

São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


Brasília-DF., 28 de outubro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

27.10.19

LUCAS 18,9-14 - O FARISEU E O PUBLICANO : REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA





'No último domingo, o Evangelho nos convidava a “rezar sempre e nunca desistir” (Lc 18,1). Hoje, nós continuamos a refletir sobre como rezamos, escutando a parábola contada por Jesus para os que “confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros” (Lc 18,9). Jesus fala de dois homens que foram ao templo para orar. Um pertencia ao grupo religioso dos fariseus. Eles procuravam cumprir rigorosamente os preceitos da Lei e, por isso, se achavam superiores aos demais nos campos moral e religioso. O outro era um cobrador de impostos, também denominado “publicano”. Os cobradores de impostos tinham fama de desonestos; eram colaboradores do Império Romano e considerados impuros pelos fariseus. Os dois homens rezavam de modo muito diferente um do outro. O fariseu se julgava justo, merecedor da salvação, achando-se superior ao outro. O publicano, ao contrário, suplicava humildemente a misericórdia de Deus, dizendo: “meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador” (Lc 18, 14). 

                                    

O erro do fariseu foi achar que as suas boas obras fossem a causa da sua justificação. Ele fez a lista dos seus méritos. Quando sinceras e vividas na humildade, as nossas boas obras são a nossa resposta ao amor de Deus e a nossa acolhida da salvação, como dom gratuito de Deus. O fariseu se achava tão bom que não precisava da salvação. O pecador que se reconhece como tal, como fez o publicano, acolhe a salvação, pois Jesus veio para chamar os pecadores (cf Lc 5,32). Isto exige, além da fé, a humildade, cuja importância é tão grande que a parábola se conclui com uma séria advertência: “quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado” (Lc 18,14).

Estamos concluindo a leitura da segunda Carta a Timóteo, meditando um trecho comovente considerado como um testamento de S. Paulo. Ele fala de sua vida como oferta a Deus, mencionando as dificuldades que superou, por graça de Deus, e colocando-se em atitude de serena espera do término de sua missão. A atitude de S. Paulo é muito diferente daquela do fariseu (2 Tm 4,17). A confiança dele não está nas obras que realizou, mas brota da fé em Cristo.

Neste domingo conclui-se o Sínodo Especial para a Amazônia. Com ação de graças, humildade e confiança em Deus, nós continuamos a rezar pela Igreja na Amazônia, em comunhão com o Papa Francisco, procurando ser mais solidários com as suas comunidades e com os missionários. No dia 31 de outubro, conclui-se o Mês Missionário Extraordinário, com o envio missionário, pois somos “batizados e enviados”. Participe da missa, às 20 h, na Catedral. Nossa Arquidiocese seja sempre mais Igreja missionária, contando com a sua participação! '


                PALAVRA DO PASTOR 


                                  O FARISEU E O PUBLICANO

                                            Dom Sergio da Rocha

                   Cardeal Arcebispo de Brasília - DF.


 Em, 27 de outubro de 2019
Ana Pinto de Miranda Bessa

Compartilhe nas Redes Sociais !       Facebook           MeWe               Twitter


26.10.19

LUCAS 13,1-9 - CONVITE À CONVERSÃO : REFLEXÃO DE ANINHA





Assim como nossos pais – desde quando éramos crianças até a nossa juventude, nos ensinaram a como comportarmo-nos para o nosso bem diante das situações que se nos apresentavam no nosso dia a dia, nós os obedecíamos... O mesmo ocorre, quando já adultos, Jesus nos chama à conversão a fim de caminharmos com Ele na Verdade, que pela vontade do Pai Ele veio nos revelar, quando então participaremos da Vida Eterna em seu Reino de Amor – Jo 14,6.1-3, Ele quer e espera de cada um nós, uma resposta, uma atitude, que nos leve à salvação ...

Jesus também, nos revela a paciência do Pai que ama seus filhos e quer tê-los junto dele, dando-nos uma nova chance em poder recomeçar e para isso nos apresenta a parábola da figueira estéril, onde a tolerância é praticada, para nos redimir e reconhecermos nossas faltas ao nos dar a oportunidade de produzirmos frutos de santidade – Gl 5,22s. A decisão é nossa... 

                                        

'Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás!’” Lucas 13,1-9

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco. Graças Pai, porque Jesus nos mostra a realidade de que somos passageiros nesta terra, e com a missão de nos ajudar, nos interpela a que nos convertamos para alcançarmos a alegria da vida eterna! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo – Lc 11,13, dai-nos compreender que não estamos sozinhos, que Jesus está conosco todos os dias - Mt 28,20 e podemos contatá-lo na intimidade da oração! Ajuda-nos ó Pai, a ‘estarmos sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração’, e na hora da nossa morte, levai-nos para vós para que com vossos Anjos e Santos, vos louvemos e glorifiquemos  pelos tempos infinitos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas nossas famílias, para ‘que a nossa vida presente seja uma digna preparação para o nosso futuro em Deus’. Amém!

Brasília-DF., 26 de outubro de 2019 

   Ana Pinto de Miranda Bessa

25.10.19

LUCAS 12,54-59 - SINAIS DOS TEMPOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de Santo Antônio de Sant´Ana Galvão – Presbítero. Frei Galvão – Brasil, 1739-1822, deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como “homem da paz e da caridade”, foi sacerdote amado e procurado por muitos. Sua sepultura, situada na capela do mosteiro por ele fundado, é visitado por muitas pessoas. Primeiro santo brasileiro, foi canonizado em 2007. Liturgia

Caríssimos, nesta semana meditamos sobre a vigilância: o estarmos atentos à chegada da nossa hora final... Hoje, Jesus nos interpela sobre a necessidade em bem discernir a conjuntura que vivemos, naquilo que de bom ela possa nos oferecer...

Nosso Deus e Pai tudo preparou para a chegada de Jesus e até sua Paixão foi prevista pelos Profetas, mas, muitos dos seus contemporâneos mesmo vendo os milagres e prodígios que ele realizava na vida de todos aqueles que o buscavam, não acreditaram que ele fosse o Messias esperado – Lc 7,18-23.                       


'Naquele tempo, Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.' Lucas 12,54-59

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a apreciar, analisar e discernir o tempo presente, sempre focando no todo que nos circunda para que de forma prática e inteligente, possamos resolver através de um diálogo sincero e franco, pendências e situações de risco que porventura possam acontecer em nossas vidas... Graças, Pai! Glórias e louvores avós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, Pai de misericórdia, que fizestes de Santo Antônio de Sant´Ana Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, por sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘reconhecermos e acolhermos a salvação de Deus, por Cristo, e de sermos um canal desta salvação para os irmãos’. Amém!

Santo Antônio de Sant´Ana Galvão, rogai a Deus pelo Brasil, para que haja harmonia entre os Poderes constituídos e, a Ordem e o Progresso se multipliquem abundantemente para o bem do Povo Brasileiro, amém!

Brasília-DF., 25 de outubro de 2019

     Ana Pinto de Miranda Bessa

24.10.19

LUCAS 12,49-53 - JESUS CAUSA DE DIVISÕES : REFLEXÃO DE ANINHA




Verdadeiramente, como cristãos, muitos de nós estão separados porque divergem quanto ao entendimento e interpretação de algumas passagens bíblicas, quer do Antigo, como do Novo Testamento...

Nosso Deus e Pai quer nos salvar a todos – Jo 4,42; 1Tm 2,4; enviou-nos Jesus, seu próprio Filho para nos anunciar a Boa Nova do seu Reino de Amor – Jo 3,16 e sabemos que Jesus não foi unanimidade para os seus contemporâneos, bem como, Deus ainda, não é tudo em todos - 1 Cor 15,28.

Deus é amor - 1Jo 4,8.16, ele 'não impõe, propõe’: cabe a cada um de nós seguir o caminho que escolhemos – Sl 1... E Jesus, que vê e sabe tudo de nós – Jo 2,25; 21,17, é quem nos julgará – Mt 25,31s; 2Pd 3.
                                           



'Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.' Lucas 12,49-53

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus recorre a parábolas, metáforas, símbolos – como hoje, o fogo, para tornar fácil a nossa compreensão e assim, possamos assimilar o seu ensinamento através do que representam para nós, no nosso dia a dia... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, dai-nos sabedoria e misericórdia para compreender o modo de pensar e de agir dos nossos irmãos separados, que pensam e agem diferente de nós, quanto aos símbolos da nossa fé, e muitos até nos criticam... Ajuda-nos ó Pai, para que os aceitemos e acolhamos mutuamente e eles também a nós, como irmãos que somos, em Cristo Jesus – Mt 23,8; At 1,15, porque o Senhor não faz acepção de pessoas – At 10,34; Rm 2,11! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos perseverantes na fé que professamos,’ tendo os olhos fixos em Jesus Cristo, que em todos nós, começa e completa a obra da fé – Hb 12,2’. Amém!

Brasília-DF., 24 de outubro de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

23.10.19

LUCAS 12,39-48 - SEJAMOS FIÉIS E ATENTOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São João de Capistrano – Presbítero; nasceu em 1386. Após ingressar na Ordem Franciscana, iniciou um intenso ministério de pregação que o levou da Terra Santa à Holanda, Alemanha e países eslavos, sendo por isto chamado de “o apóstolo da Europa”. Foi conselheiro de papas e ardoroso defensor da fé. Faleceu na Áustria em 1456. Liturgia

Caríssimos, cada um de nós é propriedade de nosso Deus e Pai que nos ensina a auto protegermo-nos do mal... Igualmente, bens e pessoas que estejam sob nossa responsabilidade, devem ser administrados e cuidados como se fossem nossos – Mt 7,12. Jesus requer de nós, fidelidade, criatividade e coerência nas nossas atitudes e ações em quaisquer atividades que venhamos a exercer e, ao darmos o melhor de nós, sem que nos seja pedido, seremos devidamente reconhecidos e recompensados – Lc 12,44.
                                                             



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”' Lucas 12,39-48

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina ‘que se a nossa justiça não ultrapassar a dos escribas e a dos fariseus, não entraremos no vosso Reino de Amor – Mt 5,20. Pois, “é nesta justiça que consiste a vigilância que nos prepara para a vinda do Filho do Homem – Lc 12,40’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender que o vosso Mandamento: em vos amar e ao próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-40, nos ajuda a fazer ao outro o que queremos que nos façam - Mt 7,12! Vinde em nosso auxílio, ó Pai, para que tenhamos 'uma cidadania qualificada para um mundo melhor'... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘sermos coerentes, justos e misericordiosos; servos amorosos, fiéis e prudentes’, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!


São João de Capistrano - 'apóstolo da Europa', rogai a Deus por nós para que sejamos dígnos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília – DF., 23 de outubro de 2019
      Ana Pinto de Miranda Bessa

22.10.19

LUCAS 12,35-38 - NECESSIDADE DA VIGILÂNCIA : REFLEXÃO DE ANINHA



A Igreja celebra a memória de São João Paulo II. Primeiro Papa não italiano desde o século XVI, Karol Wotyla era arcebispo de Cracóvia no momento de sua eleição – 1978. Jovem, tinha experimentado a ocupação nazista da Polônia e, como Papa, mostrou-se lutador corajoso contra toda forma de totalitarismo. Contribuiu para o fim do regime comunista em seu país e, indiretamente, do bloco soviético na Europa Oriental... Nos últimos anos deu testemunho do Cristo Sofredor por sua humilde aceitação do mal de Parkinson. Morreu em 2005 e foi canonizado em 2014.
Liturgia

Caríssimos, no cotidiano de nossas vidas, praticamos a vigilância porque está diretamente ligada ao nosso modo de ser e de agir, aonde quer que nós estejamos... Até ao falar, devemos estar sóbrios e vigilantes para não escandalizar nossos interlocutores em vista de uma palavra não refletida em relação ao momento que vivenciamos, e que possa até, ferir susceptibilidades... Já a vigilância que Jesus nos pede no evangelho de hoje, é relevante e específica: trata-se do cuidado para com a nossa alma, pertinente à vida eterna...

                                                               



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento para lhe abrirem imediatamente a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo, ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar!”' Lucas 12,35-38.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus, sabendo a sua hora de voltar à vós, nos exorta a estarmos sempre atentos e vigilantes à chegada da nossa hora para ‘ficarmos de pé ante o Filho do Homem – Lc 21,36; e ‘ele mesmo vai nos cingir e fazer-nos sentar à sua mesa e nos servirá – Lc 12,37’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, cubra-nos com o vosso Manto de Felicidade e abrigai-nos à sombra de vossas asas; fortalece-nos ó Pai, para quando ‘agonizantes recebamos os auxílios dos sacramentos e tenhamos junto a nós pessoas queridas neste momento tão importante no final de nossas vidas aqui na terra’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores agora  e na hora da nossa morte, levai-nos a Jesus! Amém! 


São João Paulo II - Papa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 22 de outubro de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

21.10.19

LUCAS 12,13-21 - O RICO INSENSATO : REFLEXÃO DE ANINHA





Nosso Senhor Jesus Cristo, está sempre a nos chamar à reflexão ‘de que nossos dias de vida aqui na terra, são semelhantes à erva: florescemos como a flor dos campos e apenas sopra o vento, já não existimos – Sl 103,15-16’, tal é a brevidade da vida humana...

A parábola do rico insensato, narrado por Lucas, serve como um alerta para todos nós cristãos que, conhecendo a Palavra de Deus, não a seguimos quando nos permitimos acumular bens e riquezas que poderiam ser compartilhados racionalmente, com pessoas diversas à nossa volta... Tais riquezas poderiam ser multiplicadas, quer em forma de gerar empregos ou mesmo de utilidade pública, dentre outros, como escolas, hospitais beneficentes, incentivo à ciência e tecnologia, e etc., para os menos favorecidos...                                         


'Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.' Lucas 12,13-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina para que sejamos fraternos, solidários, compassivos, generosos para compartilhar os bens e dons que o Senhor nos concede, a fim de os colocarmos à serviço de todos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, nós vos rogamos e a Jesus Cristo, ‘que os países do primeiro mundo sejam estimulados a socorrer os países que sofrem de falta de comida, água potável e remédios’, e assim, amenizar, na força do vosso Espírito Santo, o sofrimento de tantas pessoas, espalhadas pelo mundo... Ajuda-nos, ó Pai, a fazermos o bem, aonde nós estivermos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que ‘permaneçamos livres do espírito de avareza e sejamos ministros e embaixadores da bondade do Senhor’, aonde quer que nós possamos ajudar os necessitados próximos e até os distantes, como a Igreja que Sofre, os Médicos sem Fronteiras e etc. Amém!

Brasília-DF.,21 de outubro de 2019

    Ana Pinto de Miranda Bessa

20.10.19

LUCAS 18,1-8 : REZAR SEMPRE ! - REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA





'A Palavra de Deus nos leva, hoje, a refletir sobre a oração em nossa vida. O Evangelho proclamado ressalta a necessidade da perseverança na oração. No início, São Lucas explica que “Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir” (Lc 18,1). A viúva que recorre ao juiz, com insistência, clamando por justiça, torna-se modelo da perseverança na oração para os discípulos de Cristo. Além disso, destaca-se a resposta de Deus, que ouve a prece perseverante dos “que dia e noite gritam por ele” (Lc 18,7). A parábola se conclui com uma interrogação de Jesus que nos faz pensar na importância da fé para a oração: “O Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (Lc 18,8). A oração brota do coração e dos lábios de quem crê em Deus e, por isso, nele confia e espera.
                                              
                              


O livro do Êxodo apresenta o exemplo de constância na oração deixado por Moisés. Ele intercede pelo povo que passava por grande dificuldade a caminho da nova terra. As suas mãos levantadas em oração eram condição para alcançarem a vitória. “Enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia” (Ex 17,11). Quando ele não conseguia mais conservar as mãos erguidas, foram ajudá-lo. Quando necessário, nós também devemos ajudar os irmãos a perseverarem na oração e na vida cristã.

A verdadeira oração é acompanhada da vivência da Palavra de Deus. A segunda Carta de São Paulo a Timóteo destaca a importância da Sagrada Escritura. Ela tem “o poder de comunicar a sabedoria”, sendo “útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça” (2Tm 3,15-16). Por isso, a Palavra deve ser proclamada com insistência.

Neste espírito de oração confiante e perseverante, nós rezamos o Salmo 120, afirmando: “Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra”.

Continuamos a viver o Mês Missionário Extraordinário, celebrando o Dia Mundial das Missões. Rezemos pelos missionários presentes no mundo inteiro, especialmente na Amazônia. Como sinal de comunhão e de apoio aos missionários, realiza-se hoje, em todo o mundo, a coleta para as Missões. Reze e participe da coleta missionária. Seja também missionário, na vida cotidiana. O tema deste Mês Missionário nos recorda que somos “batizados e enviados”. Unidos ao Papa Francisco, nós continuamos a acompanhar, com a nossa oração e o nosso testemunho de comunhão eclesial. o Sínodo Especial para a Amazônia, que entra na sua semana conclusiva.' 



              PALAVRA DO PASTOR 
                             REZAR SEMPRE! 
                         Dom Sergio da Rocha 
                Cardeal Arcebispo de Brasília - DF.

 Em, 20 de outubro de 2019
Ana Pinto de Miranda Bessa

Compartilhe, nas redes sociais  :    Facebook                 Twitter                      MeWe 

19.10.19

LUCAS 12,8-12 - TESTEMUNHEMOS CORAJOSAMENTE : REFLEXÃO DE ANINHA





Pela graça de nosso Deus e Pai e pela ação do Espírito Santo em Jesus, somos filhos e herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo – Rm 8,14-17; pela Santa Eucaristia, Jesus Cristo permanece em nós e nós permanecemos nele – Jo 6,56, divino mistério de amor do Pai que nos ama com amor eterno – Sl 136 e nos quer junto dele, na sua Morada Eterna, que Jesus tem preparado para nós – Jo 14,1-3!

Caríssimos, sabemos que pelo nosso Batismo, nossos pais e padrinhos testemunharam a fé em Jesus, respondendo por nós; recebemos o Espírito Santo e somos introduzidos na comunidade cristã; quando jovens, no sacramento do Crisma, ratificamos expressamente perante a Assembleia, nossa adesão a Cristo, e, sendo de Cristo, vivemos por ele, com ele e nele!
                                             

                                 
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados  como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.' Lucas 12,8-12

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 3,3-17! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a darmos testemunho coerente da fé e vivência cristã no dia a dia de nossas vidas, que ele dará testemunho de nós diante dos vossos Anjos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos mantenha unidos em um liame de amor entre vós, Jesus e nós! Ajuda-nos ó Pai, a buscarmos a direção espiritual necessária quando formos confrontados ou desafiados quanto a nossa fé, diante daqueles que não acreditam em Jesus. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a nos aprofundarmos no ‘conhecimento da Palavra, da Doutrina e documentos da Igreja’, meditando, vivenciando, anunciando e testemunhando a Palavra do Senhor aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 19 de outubro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

18.10.19

LUCAS 10,1-9 : SEJAMOS MISSIONÁRIOS, TESTEMUNHANDO A NOSSA FÉ - REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa de São Lucas Evangelista, Apóstolo. São Lucas, autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, era médico de profissão – Cl 4,14 e acompanhou São Paulo em suas viagens missionárias, confortando-o nos períodos em que este se encontrava preso – Cl 4,11; 2Tm 4,11; Fm 24. Seu Evangelho dá especial destaque à misericórdia, ao amor aos pobres e à pessoa de Maria. Já no livro dos Atos, ele traça o retrato ideal da Igreja, unida no ensinamento dos apóstolos, na caridade e na fração do pão – At 2,42. A tradição atribui a ele a pintura do primeiro ícone de Nossa Senhora e por esta razão ele é tido por padroeiro dos iconógrafos.
Liturgia

Caríssimos, a constatação de Jesus quanto a pequena quantidade de trabalhadores para anunciar a Boa Nova do Reino, que ele tinha por missão, continua até hoje, dois milênios depois...

São Lucas, médico por profissão para curar a saúde corporal de pessoas, como todo bom médico que ama e respeita seus pacientes, tornou-se também, em Cristo Jesus, médico de almas... Registrou a missão específica de Jesus e dos apóstolos, abordando: ‘a pobreza – como partilha dos bens, geradora de comunhão e comunidade – At 2,5; a misericórdia – só ele nos apresenta o bom samaritano, o filho pródigo, Lázaro, Zaqueu e tantos outros; e, Maria; de fato, Lucas narra com especiais detalhes a infância de Jesus e o hino de ação de graças – o Magnificat.’
                                                           



'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.' Lucas 10,1-9

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos adverte sobre os perigos e a dificuldade da missão em anunciar o Reino de Deus; nos ensina para que nossos pertences pessoais, sejam somente o essencial para leveza da caminhada; e, ao contato inicial com as pessoas, nos identifiquemos com a expressão verbal da ‘paz’, para simbolizar ali, que somos pessoas do bem... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja vos rogamos: “Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo, ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.” Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ‘pelos médicos e profissionais da saúde, para que reconheçam o Cristo em cada doente aos seus cuidados’. Ajuda-nos Mãe, a como a Senhora, anunciarmos e testemunharmos Jesus, em gestos, palavras e ações, em todas as circunstâncias de nossas vidas – Lc 1,39-56. Amém!

São Lucas, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo e ajuda-nos, ‘a anunciar a paz, levando a todos a Boa Nova do Reino de Deus, e proclamando a salvação’. Amém!

Brasília-DF., 18 de outubro de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa






17.10.19

LUCAS 11,47-54 : COLHEMOS, O QUE PLANTAMOS - REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir. Inácio, bispo de Antioquia, sofreu o martírio em Roma durante o reinado do imperador Trajano – 98-117. Suas sete cartas revelam um homem totalmente entregue à imitação de Cristo, seu amado mestre. É testemunha de uma Igreja centrada na Eucaristia, que em torno do bispo e do seu presbitério forma como uma sinfonia de unidade e concórdia. Seu nome está no Cânon Romano.
Liturgia

Caríssimos, no cotidiano de nossas vidas, devemos estar sempre alertas, atentos, abertos e receptivos para o bem que se nos apresenta, a fim de que a prepotência, a arbitrariedade, o egoísmo, a vaidade, o obscurantismo, não se sobreponham à verdade que buscamos...

Finalizando o capítulo 11 de Lucas, Jesus continua censurando os fariseus e mestres da Lei, mostrando-lhes seus delitos e as consequências que advirão dos seus maus atos para com o próximo... Mas, aqueles, ao invés de reconhecerem suas faltas e a de seus pais e se converterem, se rebelaram contra a verdade, o caminho e a vida que é Jesus – Jo14,6, e, como os seus antepassados martirizaram os profetas, eles, começaram a persegui-lo... 

                                      



'Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.' Lucas 11,47-54

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças, ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! E, porque nos amas com amor eterno – Sl 136, nos enviastes Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 3,17, para nos resgatar das nossas transgressões da antiga Aliança e nos reconciliar com o Senhor – Hb 9,15; Gl 4,1-7; 1 Pd 1,18-19; 2Cor 5,18! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja vos rogamos: “Ó Deus, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a Santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda contínua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.” Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a imitar a coragem e o fervor no testemunho de Jesus, no fazer e comprovar o que realmente somos', aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília, DF., 17 de outubro de 2019 

   Ana Pinto de Miranda Bessa

16.10.19

LUCAS 11,42-46 : COERENTES NO MODO DE SER E DE AGIR - REFLEXÃO DE ANINHA





Ao tempo, no qual vamos nos tornando adultos, novas condutas vão surgindo em nossas vidas e paulatinamente, vamos assimilando-as, integrando-as, no nosso modo de ser e de agir...

Nesta semana, no capítulo 11 de Lucas, dentre outros, Jesus nos ensina como devemos orar (1-13); nos revela a existência do demônio e o expulsa do meio de nós, porque ele é mais forte que o demônio e nos diz que para combate-lo devemos estar unidos a Ele, Jesus (15-26). Jesus também, nos interpela para que creiamos nele, como os Ninivitas acreditaram em Jonas e se converteram (29-32), e, ao censurar a conduta dos fariseus ontem (37-40), hoje, além de censurar os fariseus, de novo, censura também, a conduta dos mestres da Lei.
                                            


'Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.' Lucas 11,42-46

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 17,5! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a termos coerência no nosso modo de ser e de agir para fazermos a vossa vontade, e São Paulo nos diz, que a ‘vossa bondade, tolerância, longanimidade e benignidade é um insistente convite para nos convertermos’ – Rm 2,4! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na graça de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender ‘que perseverando na prática do bem, buscamos a glória, a honra e a incorruptibilidade, quando então, o Senhor nos dará a vida eterna’ – Rm 2,7! Ajuda-nos ó Pai, a abrirmos a nossa mente, o nosso coração para acolher e escutar a Palavra de Jesus, vivenciando-a, testemunhando-a e anunciando-a, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista, os bens eternos. Amém!

Brasília-DF., 16 de outubro de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

15.10.19

LUCAS 11,37-41 : A CARIDADE QUE FAZEMOS, NOS PURIFICA! - REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora. Mulher dotada de extraordinários dons, tanto de espírito quanto de coração, entrou aos vinte anos no Carmelo de Ávila, onde concebeu e realizou a reforma que recebeu o seu nome. Uniu à contemplação uma intensa atividade como reformadora da Ordem Carmelitana... Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja em 27 de setembro de 1970.
Liturgia

Caríssimos, depreende-se que os satélites, a Internet, são como olhos e ouvidos de Deus em nossos dias... Nossa netinha de 8 anos, ‘conversando e brincando com Ok Google’ no meu celular, ao terminar o ‘diálogo’, ela o deixou ligado e eu não percebi... Um tempo depois, perguntei algo para o meu esposo e o Google Ok respondeu, para minha surpresa e assombro ... Imagine...

No evangelho de hoje, Jesus onisciente, que sabe tudo e tudo vê – Jo 20,17; Mt 10,26, quanto a observação do fariseu à sua atitude... 'A preocupação do fariseu não era com a higiene, era simplesmente com o cumprimento de um rito', não convencional segundo o costume que ele fariseu e conterrâneos prezavam, Jesus o ensina, quanto aos melhores gestos a fazer, que agradam a Deus...

                                                            



'Naquele tempo, enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. Lucas 11,37-41.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela, ‘a inconsistência das práticas de pureza – como lavar as mãos, antes das refeições, que são preceitos humanos pessoais e que o mais importante, é ter o coração puro em todo o proceder’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a igreja vos rogamos: ‘Ó Deus, que pelo vosso Espírito fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos fraternos, solidários, generosos, na prática da caridade, doando não o que temos de sobra, mas o que é a necessidade do próximo, pois ‘o que vale é a fé, agindo pela caridade – Gl 5,6’. Amém!

Santa Teresa de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 15 de outubro de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

14.10.19

LUCAS 11,29-32 : JESUS, SINAL DE DEUS PARA TODAS AS GERAÇÕES - REFLEXÃO DE ANINHA





A minha mente e o meu coração exultam de alegria em Jesus Cristo nosso Senhor, porque eu e minha família acreditamos, confiamos e esperamos nele; e, quando Ressurreto, Tomé ao proclamá-lo como seu Deus e Senhor e Jesus lhe diz: “Porque viste, creste. Felizes os que não viram e creram!” – Jo 20,24s, assim, nós meus irmãos, o somos! Glória a Deus!

Ao meditar o Evangelho de hoje, fico a imaginar a dúvida que deveriam ter os contemporâneos de Jesus quanto a sua real identidade e por isso queriam ver algo palpável, como um sinal, para poder acreditar... Para nós cristãos, Tomé e os discípulos de Jesus, bem como São Paulo – Atos 9, e, com mais uma nuvem de testemunhas oculares da vida de Jesus até a sua Ressurreição e Ascensão aos Céus – Hb 12,1; a sua Palavra; a nossa Igreja - que é dele, Mt 16,18, são  sinais divinos de fé, para nós e para o mundo...                                 
                                            


'Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.' Lucas 11,29-32

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque imprimistes em nossos corações o selo indelével da fé, da esperança e da caridade em nosso Senhor Jesus Cristo ‘autor e realizador da fé’. ‘A ele, embora não o tenhamos visto, o amamos; nele, apesar de o não termos visto, mas crendo, nos rejubilamos com uma alegria inefável e gloriosa, pois que alcançamos o fim da nossa fé, a saber, a salvação das nossas almas.’ 1Pd 1,8-9! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender que o ‘Senhor continua agindo na história da humanidade; de que a vida, paixão e ressurreição de Jesus não foi em vão; que o bem está vencendo o mal e o amor está vencendo o ódio... Ajuda-nos, ó Pai, para que deixemos Jesus agir pelo Espírito Santo em nossas vidas, e assim, não tenhamos necessidade de sinais, e caminhemos pela fé’! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a escutarmos Jesus 'sinal para a nossa vida, dele dando testemunho'  em gestos, palavras e ações, aonde quer que nós estejamos... Amém!

Brasília-DF., 14 de outubro de 2019

    Ana Pinto de Miranda Bessa

13.10.19

LUCAS 17,11-19 : FÉ E GRATIDÃO - REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA




'Nós temos muito a aprender com a atitude dos dez leprosos, assim como do sírio Naamã. Eles buscam a Deus! “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!” (Lc 17,13) é o grito que os dez dirigem a Jesus. A cura de Naamã, no tempo do profeta Eliseu, é também um forte sinal da busca sincera por Deus da parte daquele homem. Em ambos os casos, o poder de Deus se manifesta, mas a atitude de fé é fundamental. A narrativa do Evangelho se conclui com a palavra de Jesus àquele que retornou para agradecer: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou” (Lc 17,19). S. Lucas apresenta aquele samaritano como modelo de fé, de gratidão e louvor, tendo já apresentado outro samaritano como modelo de caridade. Semelhante testemunho de fé é destacado na figura de outro estrangeiro, Naamã, o sírio. Os textos meditados ressaltam a gratidão, como consequência da fé e do reconhecimento da ação de Deus. Naamã insiste em retribuir a Eliseu o grande bem recebido. O homem que retornou para agradecer Jesus é elogiado.
                                                               



A resposta divina encontra-se no centro da narrativa. A cura é sinal do poder de Deus e de sua compaixão, oferecendo a salvação a todos e manifestando o seu amor aos que mais sofrem, como os leprosos ou os estrangeiros. As consequências da cura alcançada são ressaltadas. Naamã declara que não ofereceria mais sacrifícios a outros deuses, mas somente ao Senhor (2Rs 5,17). O samaritano glorifica a Deus, prostra-se diante de Jesus com fé e gratidão, alcançando a graça de ser salvo. S. Lucas destaca que os dez foram curados, mas que o samaritano foi salvo pela fé em Cristo.

Nós também glorificamos a Deus, recorrendo ao belo hino da segunda carta de S. Paulo a Timóteo, que nos motiva a viver na fidelidade a Cristo. Neste domingo, nós bendizemos a Deus pela canonização de Irmã Dulce, na Basílica de São Pedro. Ela é a primeira mulher nascida no Brasil a ser canonizada, tendo testemunhado o seu amor aos pobres e enfermos, ao longo de sua vida, na Bahia. Na mesma ocasião, serão canonizados o Cardeal inglês John H. Newmann, um dos principais intelectuais cristãos do século 19, e outras três religiosas.

Continuemos a rezar pelo Sínodo Especial para a Amazônia, que está acontecendo no Vaticano, de especial importância para o cumprimento da missão evangelizadora da Igreja na região amazônica. Neste mês missionário, rezemos também por tantos missionários que doam a sua vida a serviço da Igreja na Amazônia, especialmente pelos padres de nossa Arquidiocese que lá atuam. Sejamos todos missionários, através da oração e do testemunho de vida cristã!'


              PALAVRA DO PASTOR 
                         FÉ E GRATIDÃO
                                 Dom Sergio da Rocha 
                Cardeal Arcebispo de Brasília - DF.

  Em, 13 de outubro de 2019
 Ana Pinto de Miranda Bessa

Compartilhe, nas redes sociais:   Facebook      MeWe     Twitter

11.10.19

LUCAS 11,15-26 - O BEM, BEM ATRAI : REFLEXÃO DE ANINHA





Caríssimos, a nossa vida é feita de livres escolhas nossas e o Salmo 1 sobre os dois caminhos, bem explicitam tais escolhas pessoais e as suas consequências, oriundas das nossas condutas 'em não compreender que nosso Deus e Pai é a força do amor'...

Jesus, no evangelho de hoje nos revela que o demônio existe e ao instalar-se sobre a pessoa que ainda não sabe distinguir o bem do mal, a aprisiona, para debilitar a sua dignidade...

Reconhecer o bem em nós e nas pessoas, nos leva a seguir o caminho bom, perfeito, que é Jesus, a verdade e a vida que vêm do Pai, porque é uno com ele – Jo 14,6; 10,30, Divino e Supremo Bem!
                                         


'Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.' Lucas 11,15-26

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco, enviando-nos Jesus para nos livrar do Mal; e, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e Nele – Jo 20,28, vosso Filho amado – Mt 17,5, nosso Salvador – Jo 4,42!! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender a verdade, a nós revelada por Jesus, verdade que nos faz pessoas realmente livres – Jo 8,32, filhos e filhas, amados do Senhor – 1Jo 3,1-2 e assim, participarmos do vosso Reino de Amor!  Ajuda-nos Pai, a estarmos firmes e fortes no Senhor, para não sermos invadidos pela força do maligno.  Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que ‘confiantes na vitória de Cristo sobre o maligno, ele livre o mundo do mal em todas as suas formas’. Amém!

Brasília-DF., 11 de outubro de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

9.10.19

LUCAS 11,1-4 - A ORAÇÃO AO PAI NOSSO : REFLEXÃO DE ANINHA






Quando jovem, conheci uma senhora muito simpática, sóbria na conduta, bom gosto no vestir, que suscitou em mim, querer ser como ela... Ao ler o evangelho de hoje, quando um dos discípulos de Jesus, vendo-o orar, pede-lhe que os ensine ..., Jesus o faz imediatamente, e graças àquele discípulo, podemos orar como Jesus orava com seus discípulos, quando então, lembrei-me da bela postura daquela senhora, na minha juventude...

Verdadeiramente, Jesus é coerente com o que fala e age; nos ensina a pedir ao Pai – Lc 11,9 e hoje nos indica o passo a passo da sua oração pessoal, para nos mostrar a direção certa para alcançar a bondade e a misericórdia do Pai, naquilo que mais necessitamos...
                                              


'Um dia, Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.' Lucas 11,1-4

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que sois ‘Pai de todos’ e somos todos vossos filhos amados - 1Jo 3,1-2; herdeiros do Senhor e co-herdeiros de Cristo – Rm 8,14-17! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja, nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que nos concedeis no vosso imenso amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que sejamos dignos e merecedores de tão grande graça em pertencer à família de nosso Deus e Pai, com a Senhora como nossa Mãe e Jesus, nosso irmão – Mc 3,33-34! Ajuda-nos Mãe, 'para que a nossa oração nos ponha em sintonia com o coração de Deus, modulados com a sua verdade e com o seu amor'! Amém!

Brasília-DF., 09 de outubro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa