7.10.19

LUCAS 1,26-38 - ANUNCIAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a Memória de Nossa Senhora do Rosário. Esta memória mariana está associada à vitória de Lepanto – 1571, e que impediu o avanço do império turco sobre a Europa. São Pio V atribuiu à oração do povo a Nossa Senhora do Rosário. Rezando o rosário, oferecemos a Maria uma “coroa de rosas”, que recorda os mistérios da alegria, da luz, da dor e da glória que envolveram sua vida e a de seu Filho, Jesus.
Liturgia.

Caríssimos, é maravilhosa a ação de nosso Deus e Pai no mundo para nos salvar, e a Igreja nos diz que ‘em Jesus, Deus recapitula toda a sua história de salvação em favor dos homens – CIC 430’, pois, sabemos que em Jesus eis que se fez novas, todas as coisas – 2Cor 5,17; Ap 21,5!

E, a bondade e a misericórdia e nosso Deus e Pai se manifestou em Maria... Ao seu “sim”, Deus nos enviou Jesus e como Ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20, e, o seu Reinado, não terá fim – Lc 1,33, Maria – Nossa Senhora do Rosário hoje celebrada, como nossa Mãe, nos lembra todo dia ao recitarmos o Rosário: a Alegria do Nascimento; a Luz, na Transfiguração; a Dor, na Paixão e a Glória da Ressurreição, de seu Filho Jesus, a fim de estarmos em perfeita sintonia, comunhão e intimidade com ele e com ela! 

                                 




'Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! ” Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum? ” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra! ” E o anjo retirou-se'. Lucas 1,26-38.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sendo Uno com Jesus – Jo 10,30, nos destes Maria, Mãe do Senhor e nossa – Jo 19,25-27, integrando-nos em um liame de amor familiar: Pai, Mãe, Filhos – Mc 3,33-35; Lc 8,19-21; Ef 2,19, pois, ‘quem honra, imita e ama a Mãe de Deus, honra, imita e ama seu Filho também’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja vos rogamos: ‘Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do Anjo a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’. Amém!

Santa Maria - Nossa Senhora do Rosário, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Caminha conosco Mãe, e leva-nos até Jesus, amém!


Brasília-DF., 07 de outubro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário