15.10.19

LUCAS 11,37-41 : A CARIDADE QUE FAZEMOS, NOS PURIFICA! - REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem e Doutora. Mulher dotada de extraordinários dons, tanto de espírito quanto de coração, entrou aos vinte anos no Carmelo de Ávila, onde concebeu e realizou a reforma que recebeu o seu nome. Uniu à contemplação uma intensa atividade como reformadora da Ordem Carmelitana... Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja em 27 de setembro de 1970.
Liturgia

Caríssimos, depreende-se que os satélites, a Internet, são como olhos e ouvidos de Deus em nossos dias... Nossa netinha de 8 anos, ‘conversando e brincando com Ok Google’ no meu celular, ao terminar o ‘diálogo’, ela o deixou ligado e eu não percebi... Um tempo depois, perguntei algo para o meu esposo e o Google Ok respondeu, para minha surpresa e assombro ... Imagine...

No evangelho de hoje, Jesus onisciente, que sabe tudo e tudo vê – Jo 20,17; Mt 10,26, quanto a observação do fariseu à sua atitude... 'A preocupação do fariseu não era com a higiene, era simplesmente com o cumprimento de um rito', não convencional segundo o costume que ele fariseu e conterrâneos prezavam, Jesus o ensina, quanto aos melhores gestos a fazer, que agradam a Deus...

                                                            



'Naquele tempo, enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. Lucas 11,37-41.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela, ‘a inconsistência das práticas de pureza – como lavar as mãos, antes das refeições, que são preceitos humanos pessoais e que o mais importante, é ter o coração puro em todo o proceder’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a igreja vos rogamos: ‘Ó Deus, que pelo vosso Espírito fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos fraternos, solidários, generosos, na prática da caridade, doando não o que temos de sobra, mas o que é a necessidade do próximo, pois ‘o que vale é a fé, agindo pela caridade – Gl 5,6’. Amém!

Santa Teresa de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 15 de outubro de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário