21.10.19

LUCAS 12,13-21 - O RICO INSENSATO : REFLEXÃO DE ANINHA





Nosso Senhor Jesus Cristo, está sempre a nos chamar à reflexão ‘de que nossos dias de vida aqui na terra, são semelhantes à erva: florescemos como a flor dos campos e apenas sopra o vento, já não existimos – Sl 103,15-16’, tal é a brevidade da vida humana...

A parábola do rico insensato, narrado por Lucas, serve como um alerta para todos nós cristãos que, conhecendo a Palavra de Deus, não a seguimos quando nos permitimos acumular bens e riquezas que poderiam ser compartilhados racionalmente, com pessoas diversas à nossa volta... Tais riquezas poderiam ser multiplicadas, quer em forma de gerar empregos ou mesmo de utilidade pública, dentre outros, como escolas, hospitais beneficentes, incentivo à ciência e tecnologia, e etc., para os menos favorecidos...                                         


'Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.' Lucas 12,13-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina para que sejamos fraternos, solidários, compassivos, generosos para compartilhar os bens e dons que o Senhor nos concede, a fim de os colocarmos à serviço de todos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, nós vos rogamos e a Jesus Cristo, ‘que os países do primeiro mundo sejam estimulados a socorrer os países que sofrem de falta de comida, água potável e remédios’, e assim, amenizar, na força do vosso Espírito Santo, o sofrimento de tantas pessoas, espalhadas pelo mundo... Ajuda-nos, ó Pai, a fazermos o bem, aonde nós estivermos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que ‘permaneçamos livres do espírito de avareza e sejamos ministros e embaixadores da bondade do Senhor’, aonde quer que nós possamos ajudar os necessitados próximos e até os distantes, como a Igreja que Sofre, os Médicos sem Fronteiras e etc. Amém!

Brasília-DF.,21 de outubro de 2019

    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário