25.10.19

LUCAS 12,54-59 - SINAIS DOS TEMPOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de Santo Antônio de Sant´Ana Galvão – Presbítero. Frei Galvão – Brasil, 1739-1822, deixou para trás os bens da família e entrou para a Ordem Franciscana. Conhecido como “homem da paz e da caridade”, foi sacerdote amado e procurado por muitos. Sua sepultura, situada na capela do mosteiro por ele fundado, é visitado por muitas pessoas. Primeiro santo brasileiro, foi canonizado em 2007. Liturgia

Caríssimos, nesta semana meditamos sobre a vigilância: o estarmos atentos à chegada da nossa hora final... Hoje, Jesus nos interpela sobre a necessidade em bem discernir a conjuntura que vivemos, naquilo que de bom ela possa nos oferecer...

Nosso Deus e Pai tudo preparou para a chegada de Jesus e até sua Paixão foi prevista pelos Profetas, mas, muitos dos seus contemporâneos mesmo vendo os milagres e prodígios que ele realizava na vida de todos aqueles que o buscavam, não acreditaram que ele fosse o Messias esperado – Lc 7,18-23.                       


'Naquele tempo, Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.' Lucas 12,54-59

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a apreciar, analisar e discernir o tempo presente, sempre focando no todo que nos circunda para que de forma prática e inteligente, possamos resolver através de um diálogo sincero e franco, pendências e situações de risco que porventura possam acontecer em nossas vidas... Graças, Pai! Glórias e louvores avós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, Pai de misericórdia, que fizestes de Santo Antônio de Sant´Ana Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, por sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘reconhecermos e acolhermos a salvação de Deus, por Cristo, e de sermos um canal desta salvação para os irmãos’. Amém!

Santo Antônio de Sant´Ana Galvão, rogai a Deus pelo Brasil, para que haja harmonia entre os Poderes constituídos e, a Ordem e o Progresso se multipliquem abundantemente para o bem do Povo Brasileiro, amém!

Brasília-DF., 25 de outubro de 2019

     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário