23.10.19

LUCAS 12,39-48 - SEJAMOS FIÉIS E ATENTOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São João de Capistrano – Presbítero; nasceu em 1386. Após ingressar na Ordem Franciscana, iniciou um intenso ministério de pregação que o levou da Terra Santa à Holanda, Alemanha e países eslavos, sendo por isto chamado de “o apóstolo da Europa”. Foi conselheiro de papas e ardoroso defensor da fé. Faleceu na Áustria em 1456. Liturgia

Caríssimos, cada um de nós é propriedade de nosso Deus e Pai que nos ensina a auto protegermo-nos do mal... Igualmente, bens e pessoas que estejam sob nossa responsabilidade, devem ser administrados e cuidados como se fossem nossos – Mt 7,12. Jesus requer de nós, fidelidade, criatividade e coerência nas nossas atitudes e ações em quaisquer atividades que venhamos a exercer e, ao darmos o melhor de nós, sem que nos seja pedido, seremos devidamente reconhecidos e recompensados – Lc 12,44.
                                                             



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”' Lucas 12,39-48

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina ‘que se a nossa justiça não ultrapassar a dos escribas e a dos fariseus, não entraremos no vosso Reino de Amor – Mt 5,20. Pois, “é nesta justiça que consiste a vigilância que nos prepara para a vinda do Filho do Homem – Lc 12,40’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender que o vosso Mandamento: em vos amar e ao próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-40, nos ajuda a fazer ao outro o que queremos que nos façam - Mt 7,12! Vinde em nosso auxílio, ó Pai, para que tenhamos 'uma cidadania qualificada para um mundo melhor'... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘sermos coerentes, justos e misericordiosos; servos amorosos, fiéis e prudentes’, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!


São João de Capistrano - 'apóstolo da Europa', rogai a Deus por nós para que sejamos dígnos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília – DF., 23 de outubro de 2019
      Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário