4.10.19

LUCAS 10,13-16 - AS PESSOAS DAS CIDADES SEM FÉ : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de São Francisco de Assis, Religioso. Francisco – Assis, Itália, 1182 – tarde de 3 de outubro de 1226, de uma vida juvenil despreocupada e mundana, depois de usar de misericórdia para com os leprosos – Testamento, converteu-se ao Evangelho e viveu-o com extrema coerência, em pobreza e grande alegria, seguindo o Cristo... Enamorado do Cristo, concentrou na contemplação do Presépio e do Calvário sua experiência espiritual. Trouxe impresso em seu corpo os sinais da Paixão... Reintegrou-se a harmonia com o cosmo, fazendo-se intérprete no cântico das criaturas. Foi inspirador e pai das famílias religiosas masculinas e femininas que dele tiram o nome – Pio XII proclamou-o Patrono da Itália a 18 de junho de 1939.
Liturgia

Caríssimos, os estigmas da crucificação de Jesus em São Francisco de Assis nos revelam que Jesus, verdadeiramente, está no meio de nós – Mt 28,20 e a manifestação concreta e impressa das chagas no seu corpo, testemunham que a nossa conversão e o nosso modo de ser e agir, nos aproximam mais e mais do Senhor, em uma liame de amor: ele, permanecendo em nós, e nós nele ...

Assim como, Jesus também nos revela, que ao acolher seus enviados, estaremos acolhendo-o ... Acolher Jesus, é acolher o próprio Pai, nosso Deus Criador, e, assim fez São Francisco ao vivenciar o jeito misericordioso e fraterno de Jesus, nosso Senhor!  E Jesus, no evangelho de hoje nos adverte que em não reconhecermos as bençãos e graças que ele veio anunciar e realizar, pela vontade do Pai, e, se não nos arrependermos e convertermos, seremos passíveis de julgamento e separados dele...
                                     


'Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.' Lucas 10,13-16

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo! Graças Pai, porque o Senhor nos ensina o modo correto de viver e vos agradar, ouvindo-o e acolhendo a vossa palavra – Sl 95,7; exortando-nos a ouvir vosso Filho amado, em quem o Senhor se compraz – Mt 17,5! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos compreender que devemos estar atentos em escutar Jesus, acolhendo e vivenciando a sua Palavra – que é vossa, porque ele é uno com o Senhor – Jo 10,30 e esta é a vossa vontade para conosco! Ajuda-nos, ó Pai, a reconhecermos Jesus em nossas vidas, comprometendo-nos com ele, anunciando-o e testemunhando-o ao mundo, em gestos, palavras e ações! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós para que mais e mais escutemos Jesus, acolhendo-o em nossas vidas, como São Francisco de Assis, amém!

São Francisco de Assis, rogai a Deus por nós e ajuda-nos ‘a pregar por todo o lugar o amor do Senhor’, para que sejamos dignos das suas promessas! Amém!


Brasília-DF., 04 de outubro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário