18.10.19

LUCAS 10,1-9 : SEJAMOS MISSIONÁRIOS, TESTEMUNHANDO A NOSSA FÉ - REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa de São Lucas Evangelista, Apóstolo. São Lucas, autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, era médico de profissão – Cl 4,14 e acompanhou São Paulo em suas viagens missionárias, confortando-o nos períodos em que este se encontrava preso – Cl 4,11; 2Tm 4,11; Fm 24. Seu Evangelho dá especial destaque à misericórdia, ao amor aos pobres e à pessoa de Maria. Já no livro dos Atos, ele traça o retrato ideal da Igreja, unida no ensinamento dos apóstolos, na caridade e na fração do pão – At 2,42. A tradição atribui a ele a pintura do primeiro ícone de Nossa Senhora e por esta razão ele é tido por padroeiro dos iconógrafos.
Liturgia

Caríssimos, a constatação de Jesus quanto a pequena quantidade de trabalhadores para anunciar a Boa Nova do Reino, que ele tinha por missão, continua até hoje, dois milênios depois...

São Lucas, médico por profissão para curar a saúde corporal de pessoas, como todo bom médico que ama e respeita seus pacientes, tornou-se também, em Cristo Jesus, médico de almas... Registrou a missão específica de Jesus e dos apóstolos, abordando: ‘a pobreza – como partilha dos bens, geradora de comunhão e comunidade – At 2,5; a misericórdia – só ele nos apresenta o bom samaritano, o filho pródigo, Lázaro, Zaqueu e tantos outros; e, Maria; de fato, Lucas narra com especiais detalhes a infância de Jesus e o hino de ação de graças – o Magnificat.’
                                                           



'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.' Lucas 10,1-9

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos adverte sobre os perigos e a dificuldade da missão em anunciar o Reino de Deus; nos ensina para que nossos pertences pessoais, sejam somente o essencial para leveza da caminhada; e, ao contato inicial com as pessoas, nos identifiquemos com a expressão verbal da ‘paz’, para simbolizar ali, que somos pessoas do bem... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja vos rogamos: “Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo, ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.” Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ‘pelos médicos e profissionais da saúde, para que reconheçam o Cristo em cada doente aos seus cuidados’. Ajuda-nos Mãe, a como a Senhora, anunciarmos e testemunharmos Jesus, em gestos, palavras e ações, em todas as circunstâncias de nossas vidas – Lc 1,39-56. Amém!

São Lucas, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo e ajuda-nos, ‘a anunciar a paz, levando a todos a Boa Nova do Reino de Deus, e proclamando a salvação’. Amém!

Brasília-DF., 18 de outubro de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa






Nenhum comentário:

Postar um comentário