28.10.19

LUCAS 6,12-19 : APÓSTOLOS DE JESUS - REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa dos Santos Simão e Judas Tadeu - Apóstolos. Simão e Judas Tadeu - Palestina, século 1º, são discípulos de Jesus sobre os quais pouco se sabe. Simão é chamado zelota ou cananeu pelos evangelistas, como forma de distingui-lo de Pedro. Judas, a princípio rejeitado por ser confundido com o traidor, tornou-se um dos santos mais populares, venerado como padroeiro das causas desesperadas.' Liturgia

Caríssimos, coerente e sabiamente abençoada é a história da nossa salvação, onde Deus ao criar o homem e a mulher, fê-los segundo a sua imagem e semelhança, colocando-os no seu Paraíso para estar com eles...

Verdadeiramente, conhecemos, relativamente uma pessoa, convivendo amiúde com ela, quando então, poderá ser vislumbrada o grau de fidelidade daquela para conosco e vice-versa... E, como em tudo existem limites e regras para o bem comum, nosso Deus e Pai fez apenas uma restrição para as suas primeiras criaturas, mas estas, não a respeitaram – Gn 3!

No tempo favorável, Deus enviou-nos seu próprio Filho – Jo 3,16 para nos reintegrar junto dele; Jesus orou ao Pai, e chamou, dentre os discípulos instruídos, doze deles e os enviou em missão...; e, de modo mais abrangente, para dar continuidade ao seu projeto de salvação, instituiu a sua própria Igreja – Mt 16,18! 

                               




'Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.' Lucas 6,12-19

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a vos buscar na oração, em toda e qualquer situação de nossas vidas... Graças Pai, porque o Senhor ao nos conceder diversidade de dons, o Senhor ‘nos chama, para sermos “concidadãos dos Santos e membros da vossa família, edificados sobre... os Apóstolos” – Ef 2,19-20, para anunciar e testemunhar ao mundo o vosso projeto de salvação! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que, pela pregação dos Apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso Evangelho, concedei, pelas preces de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor novos fiéis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a como tijolinhos de Cristo - ligados nele, ‘edifiquemos a sua Igreja, imagem do Reino dos Céus, edificando-nos na caridade e brilhando como luzeiros no mundo – Fl 2,15; Mt 5,14’! Amém!

São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


Brasília-DF., 28 de outubro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário