16.10.19

LUCAS 11,42-46 : COERENTES NO MODO DE SER E DE AGIR - REFLEXÃO DE ANINHA





Ao tempo, no qual vamos nos tornando adultos, novas condutas vão surgindo em nossas vidas e paulatinamente, vamos assimilando-as, integrando-as, no nosso modo de ser e de agir...

Nesta semana, no capítulo 11 de Lucas, dentre outros, Jesus nos ensina como devemos orar (1-13); nos revela a existência do demônio e o expulsa do meio de nós, porque ele é mais forte que o demônio e nos diz que para combate-lo devemos estar unidos a Ele, Jesus (15-26). Jesus também, nos interpela para que creiamos nele, como os Ninivitas acreditaram em Jonas e se converteram (29-32), e, ao censurar a conduta dos fariseus ontem (37-40), hoje, além de censurar os fariseus, de novo, censura também, a conduta dos mestres da Lei.
                                            


'Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.' Lucas 11,42-46

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 17,5! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a termos coerência no nosso modo de ser e de agir para fazermos a vossa vontade, e São Paulo nos diz, que a ‘vossa bondade, tolerância, longanimidade e benignidade é um insistente convite para nos convertermos’ – Rm 2,4! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na graça de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender ‘que perseverando na prática do bem, buscamos a glória, a honra e a incorruptibilidade, quando então, o Senhor nos dará a vida eterna’ – Rm 2,7! Ajuda-nos ó Pai, a abrirmos a nossa mente, o nosso coração para acolher e escutar a Palavra de Jesus, vivenciando-a, testemunhando-a e anunciando-a, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista, os bens eternos. Amém!

Brasília-DF., 16 de outubro de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário