3.10.19

LUCAS 10,1-12 - MISSÃO DOS 72 DISCÍPULOS DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória dos Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro Presbíteros, e companheiros, mártires. Em 16 de junho de 1645, os mártires André, Ambrósio, Mateus Moreira e seus 27 companheiros leigos e mais de 80 fiéis, foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares quando participavam da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, em Canguaretama – RN, sendo trinta deles beatificados por São João Paulo II, em 2000. O Papa Francisco os canonizou em 15 de outubro de 2017.
 Liturgia

Caríssimos, sabemos que Jesus inicialmente escolheu, chamou, ensinou, designou e enviou 12 discípulos em missão, com autoridade e poder... Como o amor edifica e multiplica o bem, depreende-se que a acolhida pelas pessoas àqueles primeiros mensageiros, foi fecunda... Jesus os multiplica seis vezes mais, e ungidos, os envia também em missão, com as recomendações devidas...

Jesus, ainda não é unanimidade de fé até os dias de hoje; Sacerdotes, missionários, leigos, ainda são mortos nestes vinte e um séculos depois, após sua vinda; mas, cada um de nós, neste tempo, aonde quer que nós estejamos, pela nossa fé, pelo nosso jeito de ser e de viver por ele, com ele e nele, poderemos também ser missionários, ao testemunhar o seu amor e a sua graça para conosco e para com os nossos queridos e assim contribuir para um mundo de paz – Jo 14,27 ! Sejamos, pois, missionários de Cristo, compartilhando a sua Palavra, para que mais pessoas o conheçam, como o Filho amado de Deus, nosso Pai Criador – Mt 17,5, até que ele volte – Lc 13,34-35! 

                                    


'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.' Lucas 10,1-12

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que assim como há diversidade de dons, de talentos, há também diversidade de fé, e como um caleidoscópio multicolorido, assim são as pessoas neste mundo... Outrossim, ele nos revela também, que na casa do Pai tem muitas moradas e ele vai preparar-nos um lugar – Jo 14,1-3! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e discernimento para distinguir e separar, o joio do trigo – Mt 13,24-30; os falsos profetas disfarçados de ovelhas, mas por dentro, lobos ferozes – Mt 7,15. Ajuda-nos Pai, a sermos cautelosos e prudentes na missão, e com a vossa graça, anunciemos e testemunhemos a vossa Palavra, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e por ‘todos os cristãos perseguidos, em especial na América Latina, para que jamais desistam de seguir a Cristo’. Amém!

Santos Mártires Presbíteros, Companheiros e Leigos de Canguaretama – Rio Grande do Norte, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 03 de outubro de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário