15.4.17

A RESSURREIÇÃO. APARIÇÃO ÀS MULHERES - MATEUS 28,1-10 : REFLEXÃO DIÁRIA









Em comunhão com todas as comunidades cristãs e com todo o universo, celebramos a Páscoa de Jesus: sua passagem da morte para a vida. A ressurreição do Senhor é a boa notícia que nos contagia nesta noite de exultação. Fazendo memória das maravilhas de Deus na história, renovamos e fortalecemos nossa fé. Vivamos em profunda alegria todos os momentos desta Vigília Pascal: a Celebração da Luz, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística.
Liturgia.

Caríssimos, se nos alegramos com a perspectiva de uma boa notícia de um ‘feedback’ como a vitória em um concurso a algo que aspiramos, muito mais nos alegraremos quando, sem nenhuma perspectiva, formos surpreendidos por algo que não esperávamos...

O amor se torna concreto quando o manifestamos e a experiência de Maria Madalena com a outra Maria de irem ao sepulcro para estar perto de Jesus morto, me fez compreender, que elas o fizeram por amor ... Realmente o corpo morto, inerte, não é somente a imagem da pessoa que o encarnou, mas como cristã-católica, aprendi e assim faço, que ao visitarmos o sepulcro de um ente amado além de um consolo que sentimos, consideramos e respeitamos aquele com quem convivemos por um tempo, e que foi templo de Deus e o Espírito de Deus, nele habitou – 1 Cor 3,16s!

Assim, se as duas Marias foram visitar o sepulcro de Jesus, por amor, a Palavra e a Tradição da Igreja e de nossos pais, nos exortam a que também prestemos homenagens póstumas aos nossos queridos falecidos...

A alegria destas devotas mulheres nos contagiam e nos enche de esperança, porque esse gesto de amor foi divinamente compensado por Jesus Ressurreto indo ao encontro delas, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram, e ficaram como mortos.
                                                                     



Então o anjo disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos”.


As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos.


De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!”

As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. Mateus 28,1-10.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos pela certeza de que quando vamos ao encontro de Jesus, ele vem ao nosso encontro, para estar conosco, como veio encontrar-se com Maria Madalena e Maria, inundando-as de alegria, ratificando a exortação do Anjo quanto à missão do anúncio de sua Ressurreição, e já marcando um encontro com seus discípulos na Galileia, graças Pai!

Graças Pai, porque assim como o Senhor estava com Adão e Eva, com Abraão e seus descendentes – Gn; com Moisés – Ex 14,15-15s, e com tantos outros filhos vossos, Jesus também quis ficar conosco e está no meio de nós, para sempre – Mt 28,20, graças Pai!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo a sermos misericordiosos como o Senhor é misericordioso, ‘reunindo e conservando na unidade da vossa Igreja todos os que vivem segundo a verdade’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, Mãe Amada, sempre presente nos momentos alegres e tristes de Jesus, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos corajosos e alegres anunciadores e testemunhas fiéis de Jesus, nosso Senhor e Salvador, aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 15 de abril de 2017
      Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário