13.4.17

O LAVA-PÉS - JOÃO 13,1-15 : REFLEXÃO DIÁRIA






‘Iniciamos hoje o Tríduo Pascal, agradecendo a Deus pelo grandioso dom da Eucaristia, do Sacerdócio Ministerial e do Mandamento do Amor. ’


A partir dos meus dez anos fui babá de três dos meus seis sobrinhos filhos de minha irmã.... Com catorze anos comecei a trabalhar fora, como Locutora na Rádio A voz d’Oeste - PRH3. ZYZ-5 em Cuiabá – Mt., , na parte da tarde porque eu estudava fazendo o ginasial pela manhã....

Quando entrei na Faculdade e nesse tempo funcionava a noite, eu trabalhava o dia todo, não mais na Rádio, mas em Escritórios e tinha um firme propósito de estar em casa na hora do almoço para participar da refeição com os meus familiares... Era um momento harmonioso, lindo, onde as novidades eram contadas, compartilhadas...

Jesus destaca as refeições com os amigos, os cobradores de impostos, os pecadores e na sua última refeição, quis estar com seus discípulos... Em todas as ocasiões os ensinava... E nesta derradeira refeição, duas recomendações lhes foram dadas: ao instituir a Eucaristia – como nosso alimento e sua presença permanente entre nós, pediu que ao celebrarem a Ceia, a fizessem em sua memória – Lc 22,19-20; e, dobrar-se diante do irmão para servi-lo, como no lava-pés exemplo de serviço e doação, como ele mesmo fez a eles, para terem parte com ele, exortando-os a que eles seguissem o seu exemplo, como nos narra João no evangelho de hoje:

                              



'Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.

Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.

Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.

Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz".' João 13,1-15.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos ‘convidas a celebrar a Páscoa de Jesus e cear em sua companhia, permitindo-nos ser amados por ele até o fim’, graças Pai. Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo a que amemos uns aos outros, como o Senhor nos ama - Jo 13,34, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos fraternos e solidários, doando-nos na atenção e no serviço amoroso para com as nossas famílias e para com os nossos irmãos, amém!

Brasília-DF.,13 de abril de 2017
     Ana Miranda Bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário