20.4.17

APARIÇÃO AOS ONZE - LUCAS 24,35-48 : REFLEXÃO DIÁRIA






Pesquisas foram realizadas quanto ao poder da oração em comunidade destinadas às pessoas doentes, próximas e distantes, e que comprovaram uma ação benéfica na vida daquelas... A Veja desta semana traz um artigo de Rinaldo Gama, intitulado ‘Moral sem Deus? ’, sobre o embate entre fé, religião, filosofia e ciência, para ao final de uma das considerações, um psicólogo constatar-se que ‘os religiosos no século XIX viviam mais tempo que os seculares...’.

Os discípulos de Jesus, ainda perplexos com os acontecimentos da Paixão e Morte do Mestre, reuniram-se e segundo a promessa de Jesus de que ‘onde dois ou três estivessem reunidos em seu nome, ali ele estaria no meio deles. ’- Mt 18,20, assim como esteve ontem com os dois discípulos de Emaús – Lc 24,13-35,  verdadeiramente, isso aconteceu de novo, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco! ”

Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer? ” Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.                          

                                  
Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso”.' Lucas 24,35-48.

Dentre outros, diz-nos a Igreja que ‘Este projeto divino de salvação mediante a morte do “Servo, o Justo” – Is 53,11; At 3,14 havia sido anunciado antecipadamente na Escritura como um mistério de redenção universal, isto é, de resgate que liberta os homens da escravidão do pecado – Is 53,11-12; Jo 8,34-36. S. Paulo, em sua confissão de fé que diz ter “recebido” – 1 Cor 15,3, professa que “Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras” - At 3,18; 7,52; 13,29: 26,22-23. A morte redentora de Jesus cumpre em particular a profecia do Servo Sofredor – Is 53,7-8 e At 8,32-35. Jesus mesmo apresentou o sentido da sua vida e da sua morte à luz do Servo Sofredor – Mt 20,28. Após a sua Ressurreição, ele deu esta interpretação das Escrituras aos discípulos de Emaús – Lc 24,25-27, e depois aos próprios apóstolos – Lc 24,44-45. ’ CIC 601.

Caríssimos, Jesus Ressurreto se revela para abrir e iluminar a nossa inteligência, nos encher de fé e de esperança nAquele que o enviou – Jo 3,16 e as testemunhas desse amor do Pai, são as pessoas que conviveram com ele, o conheceram, o amaram e ele as agraciou com sua presença... E Jesus está conosco - Mt 28,16s e incumbe também a cada um de nós que acreditamos, confiamos e esperamos nele, sermos suas testemunhas, porque ele está  presente na nossa Oração, na Palavra, na Santa Eucaristia, todas as vezes que fazemos lembrança da sua Memória, segundo a sua promessa e de nosso Deus e Pai ao povo eleito – Ex 20,24!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, o desejo de todas as famílias é ter seus filhos por perto e o Senhor nos deixa manifesto, nos exprime essa vossa vontade... Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo para que em gestos, palavras e ações ajudemos as pessoas que sofrem, minimizando as suas dores e necessidades e que 'além de ser uma obra de misericórdia, seja o sinal concreto do acontecimento central da nossa fé na Ressurreição de vosso amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo', amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sejamos portadores e embaixadores da Paz e irradiemos a alegria de Cristo aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 20 de abril de 2017
       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário