8.4.17

O PLANO DE MATAR JESUS - JOÃO 11,45-56 - REFLEXÃO DIÁRIA







O conflito de interesses pode incitar e levar as pessoas a dividirem suas opiniões e cada qual escolhe um dos lados de acordo com seu jeito de ver e usufruir do que lhe seria mais vantajoso, conveniente...

Para justificar atitudes discordantes entre uns e outros, minha mamãe  Carmem justificava tais comportamentos, abrindo uma das mãos e mostrava que os dedos não são iguais.... Cada mão com seus cinco dedos tem a função de apoiar, segurar, agarrar um todo composto ou parte desse todo...

A Igreja nos vem mostrando passo a passo a caminhada de Jesus nesse conflito de interesses entre judeus e romanos quanto às ações de Jesus Cristo na vida das pessoas das duas nações, Roma e Israel, concluindo o Conselho pela condenação preliminar de Jesus à flagelação e morte na cruz, como nos narra João no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.
                                                


Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? ” Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.

Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa? ”' João 11,45-56.

Vimos nestes dias, como Jesus não se deixava ser pego.... Foi com seus apóstolos  para Efraim, porque sendo uno com o Pai – Jo 10,30, se entregaria na hora certa aos seus algozes – Jo 7,30, e diz-nos a Igreja que “ ... O Sinédrio, depois de declarar Jesus “passível de morte” – Mt 26,66 enquanto na qualidade de blasfemador, mas tendo perdido o direito de pô-lo à morte – Jo 18,31, entrega Jesus aos romanos acusando-o de revolta política – Lc 23,2, o que colocará Jesus no mesmo pé que Barrabás, acusado de “sedição – Lc 23,19. São também ameaças políticas que os chefes dos sacerdotes fazem a Pilatos para que condene Jesus à morte – Jo 19,12.15.21. CIC 596.

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus veio e está no meio de nós - Mt 28,20; Nele nos reconciliastes convosco e com sua morte reunistes os dispersos, abrindo a porta do céu para que estejamos de novo com o Senhor, pois esta é da vossa vontade – 2 Cor 5,18; Jo 10,9; 14,1-4! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo por Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador, ‘renovai-nos Senhor, unindo as nações do mundo em torno da paz e da solidariedade para com as populações mais vulneráveis', e  que nos comprometamos com a vida, a vida abundante que o Senhor trouxe para nós – Jo 10,10, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos misericordiosos, pacíficos, compassivos, compreensivos com os irmãos, indistintamente, amém!

Brasília-DF.,08 de abril de 2017
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário