1.4.17

NOVAS DISCUSSÕES SOBRE A ORIGEM DE JESUS - JOÃO 7,40-53 - REFLEXÃO DIÁRIA






As leis instituídas quando regulamentadas podem deixar  brechas que possibilitem interpretações variadas dependendo do conhecimento, da experiência e do interesse de seus usuários...

Estudar e aprofundar os conhecimentos de fatos ou assuntos que nos são pertinentes, nos dizem respeito, devem estar correlacionados também com os acontecimentos conjunturais contemporâneos ou passados e para isso é preciso pesquisar outras fontes, séries históricas, ouvir pessoas, conhecer suas opiniões, experiências...

Sabemos que existiam pessoas no tempo de Jesus que eram partidárias zelosas da Lei de Deus, mas que muitas destas pessoas não souberam ver e entender os sinais de Deus em Jesus Cristo como outras tantas entenderam e abraçaram a fé... Então, formaram-se novas dissenções a respeito da origem de Jesus, como nos relata João no Evangelho de hoje:
                                      


'Naquele tempo,ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi? ”

Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes? ”

Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita! ”

Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: “Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez? ” Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. E cada um voltou para sua casa.' João 7,40-53.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por nos ter enviado Jesus e pelo seu sangue precioso, cordeiro sem mácula, nos resgatar para vós – 1 Pd 1,19, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!


 Graças Pai, porque as palavras de Jesus narradas pelos seus amigos, os apóstolos, nos fascinam, elevam e nos enchem de fé e de esperança; muito mais e melhor devia ser ouvi-lo pessoalmente, já desde adolescente, como os doutores da Lei no templo que ficaram extasiados e Maria e José, surpresos – Lc 2,46-50. Admiravam-se também os judeus, dizendo: “Como entende ele de letras sem ter estudado? ” Jesus lhes respondeu: “Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou...”. Jo 7,14-24! Até os guardas do templo testemunharam aos sumos sacerdotes que nunca ouviram alguém falar como Jesus falava. Graças Pai, porque nos falas pela boca de vosso amado filho nosso Senhor Jesus Cristo e nos pede para ouvi-Lo - Mt 17,5! Graças, Pai!

Pai, Pai Amado, com toda a Igreja vos pedimos, ‘ouvi e atendei nossa prece:
- Conservai, Senhor, a Igreja firme no anúncio fiel e entusiasmado da mensagem de Jesus.
- Dai-nos crescer na arte do diálogo sereno e respeitoso, que nos ajuda a conviver com as diferenças.
- Abençoai as famílias que procuram viver em contínua conversão e harmonia.
- Fazei que a fé em Cristo seja fator de respeito e entendimento entre grupos religiosos.
- Fortalecei nossa fé e nosso compromisso com o vosso reino no serviço à comunidade. ’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que tenhamos um coração simples e dócil para discernir a vontade de Deus em nossas vidas, amém!

Brasília-DF., 1º de abril de 2017
       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário