7.4.17

OS JUDEUS QUEREM APEDREJAR JESUS - JOÃO 10,31-42 - REFLEXÃO DIÁRIA








Ao fechar-nos em nós mesmos, consideramo-nos ser os senhores da verdade, cultivando em nossas mentes e corações um obscurantismo que nos cega.... Essa cegueira espiritual pode impedir a que não percebamos a luz do Senhor que quer nos iluminar... Assim aconteceu com muitos fariseus no tempo de Jesus.

João Batista, enviado por Deus para preparar o caminho do Senhor – Jo 1,23, foi a ‘lâmpada’ acesa para manifestar Jesus, o Cristo – Jo 1,29-34 e que iluminou por um tempo o coração de muitos – Jo 5,33s e o testemunho destes, levou outros a acreditarem em Jesus conforme o evangelho de hoje.

Acolhamos a Palavra de Jesus, narrada por João - o Apóstolo amado, pedindo ao Espírito Santo que nos ilumine para que sejamos luz a iluminar as mentes e os corações das pessoas que ainda não creem, não confiam e não esperam em Jesus Cristo, Luz do mundo – Jo 8,12, nosso Senhor e Salvador – Jo 10,42:

'Naquele tempo, os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar? ”

Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus! ” Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?

Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.
                                            

Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. E muitos, ali, acreditaram nele.' João 10,31-42.

Dentre outros, diz-nos a Igreja que ‘Os Evangelhos narram em dois momentos solenes – o Batismo e a Transfiguração de Cristo – a voz do Pai que o designa como seu “Filho bem-amado” – Mt 3,17; 17,5. Jesus designa-se a si mesmo como “o Filho Único de Deus” – Jo 3,16 e afirma com este título a sua preexistência eterna – Jo 10,36. Exige a fé “em nome do Filho Único de Deus” – Jo 3,18. Esta confissão cristã aparece já na exclamação do centurião diante de Jesus na cruz: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” – Mc 15,39, pois é somente no Mistério Pascal que o crente pode captar o alcance último do título “Filho de Deus”. ’ CIC 444.

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos e vos glorificamos porque acreditamos, confiamos e esperamos em Jesus Cristo vosso amado Filho, nosso Senhor e Salvador! Graças Pai, porque somos obras de vossas mãos e tudo que somos, temos e amamos procedem da vossa generosidade infinita, graças Pai!

Pai Amado, na força e na graça de vosso Santo Espírito, por Cristo Jesus nosso Senhor, ajuda-nos Pai para que tenhamos cada vez mais intimidade com Senhor e com a vossa Palavra; produzamos bons frutos, realizemos boas obras de justiça, amor e paz, e sejamos testemunhas e luzes no caminho dos irmãos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a mantermos sempre acesa a chama da nossa fé e esperança em Jesus Cristo, nosso Senhor, amém!

Brasília-DF., 07 de abril de 2017
        Ana Miranda Bessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário